Inteligência Artificial

Meta lança modelos Llama 4 Scout e Llama 4 Maverick com 17 bilhões de parâmetros

Segundo nota da companhia, os modelos superam o de rivais como OpenAI, Google e Mistral

A empresa liderada por Mark Zuckerberg também apresentou uma prévia do Llama 4 Behemoth, o mais poderoso da Meta (JJason Henry/Bloomberg/Getty Images)

A empresa liderada por Mark Zuckerberg também apresentou uma prévia do Llama 4 Behemoth, o mais poderoso da Meta (JJason Henry/Bloomberg/Getty Images)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 7 de abril de 2025 às 15h49.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A Meta lançou novos modelos da família Llama 4, que segundo a companhia supera modelos de rivais como Google, OpenAI e Mistral: o Llama 4 Scout e o Llama 4 Maverick. A companhia anunciou que está apresentando uma prévia do Llama 4 Behemoth, “um dos mais inteligentes LLMs (grandes modelos de linguagem) do mundo”, diz a Meta em nota publicada neste sábado, 5.

O Llama 4 Scout conta com 17 bilhões de parâmetros ativos com 16 especialistas e cabe em um único GPU H100 da Nvidia. A empresa informou que esse modelo entrega resultados melhores do que o Gemma 3 (do Google), o Gemini 2.0 Flash-Lite (do Google) e o Mistral 3.1 (da startup francesa Mistral) em uma série de benchmarks.

Já o Llama 4 Maverik tem 17 bilhões de parâmetros ativos com 128 especialistas e ultrapassa o GPT-4o (da OpenAI) e o Gemini 2.0 Flash em vários benchmarks. Mas só chega a um desempenho comparável ao do DeepSeek v3 quando se trata de raciocínio e codificação. Segundo a empresa liderada por Mark Zuckerberg, o modelo é líder mundial em performance de imagem e compreensão de texto. O Maverick cabe em um único host H100.

De acordo com a Meta, o Behemoth é o mais poderoso da companhia e conta com 288 bilhões de parâmetros ativos e 16 especialistas, mas ainda está em fase de treinamento. Segundo testes da companhia, o Llama 4 Behemoth supera o GPT-4.5, o Claude Sonnet 3.7 (da Anthropic) e o Gemini 2.0 Pro em parâmetros focados em matemática, ciência e tecnologia.

O download dos modelos Scout e Maverick está disponível em llama.com e Hugging Face. A partir de hoje o Meta AI, chatbot do WhatsAPP, Messenger e Instagram, utilizará o Llama 4. “Esse é apenas o começo para a coleção Llama 4”, disse a empresa em nota.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialMeta

Mais de Inteligência Artificial

Foxconn tem trimestre recorde com IA e reforça caixa para enfrentar tarifas globalmente

Google acelera esforços para acompanhar indústria de IA, mas traz preocupações sobre transparência

Seu próximo romance pode ser com uma IA

Gemini consegue aumento de tráfego, mas ainda está bem atrás do concorrente ChatGPT