Inteligência Artificial

Uma semana após aceno de J.D Vance, ganhos da Intel na bolsa retrocedem

Ações da Intel subiram 22% após discurso de JD Vance em evento de IA em Paris. Contudo, nesta segunda-feira, 17, a empresa voltou ao zero a zero

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 12h53.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2025 às 13h01.

Na semana passada, as ações da Intel dispararam depois que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou no AI Summit de Paris que a administração de Donald Trump iria garantir que os sistemas de IA mais poderosos sejam produzidos nos Estados Unidos. Os papéis viram uma alta de 22% nos dias seguintes. Contudo, nesta segunda-feira, 17, as ações voltaram para o valor inicial de US$ 23,60.

O discurso de JD Vance não foi o único sinal de apoio do governo americano à combalida empresa de chips. Segundo relatório da empresa de investimentos Robert W. Baird, o  governo dos EUA estava tentando atuar como mediador para que a fabricante de chips TSMC se torne co-proprietária do braço de manufatura de chips da Intel.

A companhia vem de um cenário de queda nas vendas e no valor de mercado. Mesmo o aumento de 22% nos papéis da Intel na semana não foi suficiente para que a empresa se recuperasse das perdas. No ano passado, as ações da Intel caíram 60%.

A Intel tem apenas um oitavo da capitalização de mercado da TSMC. Apesar de estarem no mesmo ramo, há diferenças cruciais na fabricação de chips entre as duas empresas, o que pode significar barreiras no caso de uma possível junção.

Por exemplo, a Intel manufatura semicondutores com base em seus próprios designs e tem um sistema e ecossistema de processos fundamentalmente diferentes dos do TSMC.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialEstados Unidos (EUA)IntelTSMCAo Ponto

Mais de Inteligência Artificial

Clone Robotics apresenta androide com músculos artificiais e movimentos fluídos; veja o vídeo

Meta fará sua primeira conferência de IA de código aberto em 29 de abril

"Não tema a IA — acelere a adoção": as lições de Avanish Sahai, veterano do SaaS no Vale do Silício

Liderança pouco engajada é o maior desafio para implementação de IA nas empresas, diz mentor de CEOs