Inteligência Artificial

INSS lança inteligência artificial para detectar fraudes em atestados de auxílio-doença

Novo sistema da Dataprev visa agilizar processos e reduzir fraudes em pedidos de auxílio-doença

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 13h46.

Última atualização em 15 de janeiro de 2024 às 13h50.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Dataprev, lançou nesta segunda-feira, 15, uma nova abordagem tecnológica para a análise de atestados médicos. A partir desta semana, a plataforma Atestmed passa a contar com um sistema de inteligência artificial (IA) para a varredura de documentos enviados digitalmente.

Essa inovação representa uma mudança significativa no processo de concessão do auxílio-doença, benefício destinado a trabalhadores afastados por mais de 15 dias devido a enfermidades. O novo método dispensa a perícia médica em casos de afastamento de até 180 dias, optando por uma análise documental automatizada.

O sistema de inteligência artificial empregado irá verificar uma série de informações nos atestados, como a identidade e credenciais do médico, a fim de assegurar a veracidade dos documentos.

E faz sentido dar escala para o atendimento. Em 2023, a plataforma Atestmed recebeu mais de 1,6 milhão de solicitações de auxílio, porém, aproximadamente 46% foram rejeitadas devido a inconsistências ou falta de informações.

Além de agilizar o processo, o sistema busca reduzir a ocorrência de fraudes, um problema persistente no sistema previdenciário. A falsificação de atestados pode acarretar severas penalidades legais, incluindo prisão e a obrigação de reembolsar valores recebidos indevidamente.

Para ser considerado válido, um atestado deve cumprir com critérios estabelecidos pelo INSS. Entre eles, a necessidade de estar emitido por um médico regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), sem rasuras, e contendo informações claras e legíveis.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

É possível verificar o número do benefício do INSS de três formas:

  • Site do Meu INSS
  • Aplicativo Meu INSS
  • Telefone

Como consultar o benefício pelo site do Meu INSS

No site do INSS é possível consultar o número do benefício e o extrato de pagamentos. Veja o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
  • Na tela inicial aparecerá o do benefício do número.

Como saber se meu benefício do INSS foi aprovado?

Para consultar o recurso no INSS não é necessário comparecer presencialmente em nenhuma agência. Para isso, basta acessar o aplicativo "Meu INSS" com os mesmos dados de login e senha cadastrados no momento da solicitação do requerimento e procurar pela opção “Consultar Pedidos”.

Você também pode consultar o status do seu requerimento e esclarecer dúvidas sobre o processo pelo telefone 135, que está disponível de segunda à sábado das 7 às 22 horas. Para utilizar esse e outros canais de atendimento, tenha em mãos documentos pessoais, como CPF, para facilitar a identificação.

De toda forma, para todos esses requerimentos, é fundamental seguir as orientações especificadas no INSS e estar atento às possíveis mudanças na legislação ou nos procedimentos do Instituto.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialINSSDataprev

Mais de Inteligência Artificial

Regulação da IA terá novo texto e deve ser votada no Senado após eleições, diz relator

Apoios falsos de celebridades gerados por IA se multiplicam na campanha presidencial dos EUA

Argentina, uma 'potência mundial'? Os sonhos de IA de Javier Milei

Usuários do WhatsApp são os que mais usam IA da Meta, mostra levantamento