Inteligência Artificial

IA pode eliminar 100 milhões de empregos em 10 anos, alerta Senado dos EUA

Relatório liderado por Bernie Sanders mostra que fast food, atendimento ao cliente e transporte serão os setores mais atingidos pela automação

Para conter o impacto da automação, relatório sugere medidas trabalhistas e fiscais voltadas à proteção de milhões de profissionais em risco (Getty Images). (Getty Images)

Para conter o impacto da automação, relatório sugere medidas trabalhistas e fiscais voltadas à proteção de milhões de profissionais em risco (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de outubro de 2025 às 12h22.

Um relatório do Senado dos Estados Unidos divulgado alerta que a inteligência artificial e a automação podem substituir quase 100 milhões de empregos em diferentes setores da economia americana na próxima década.

O documento, elaborado por assessores democratas do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões (HELP), liderado pelo senador Bernie Sanders, detalha o impacto que essas tecnologias terão sobre a força de trabalho e o mercado de trabalho nacional.

Sanders, membro sênior do comitê, tem alertado para os riscos sociais e econômicos da automação em larga escala.

Durante a investigação, os assessores recorreram ao ChatGPT, da OpenAI, para estimar quais setores seriam mais afetados pela adoção de IA e robótica. Entre as 20 categorias mais vulneráveis, 15 devem perder mais da metade dos seus postos de trabalho até 2035.

O setor mais afetado será o de restaurantes e atendimento rápido, com a substituição de mais de 3 milhões de trabalhadores — o equivalente a 89% da força total. Outros grupos em risco incluem representantes de atendimento ao cliente (83%), operadores de estoque e transporte (81%) e assistentes administrativos (80%).

O relatório também recomenda uma série de políticas públicas para conter os impactos negativos da automação, como a redução da jornada para 32 horas semanais, aumento do salário mínimo para US$ 17 por hora, proteções trabalhistas ampliadas e eliminação de incentivos fiscais para empresas que substituem pessoas por IA.

Por outro lado, até o final de 2025, a IA deve criar 97 milhões de novos empregos em todo o mundo, segundo estimativas da Coursera, o que torna a adaptabilidade às novas habilidades exigidas um diferencial.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialEmpregabilidade

Mais de Inteligência Artificial

Trump avalia plano de vender chips da Nvidia à China em meio à guerra comercial

ChatGPT libera criação de grupos com até 20 pessoas; veja como usar

Novo pacto com a OpenAI aproxima taiwanesa Foxconn do núcleo da infraestrutura de IA dos EUA

Fox News contrata Palantir para otimizar redação com IA