Inteligência Artificial

IA do Google para gerar vídeos realistas, Veo 3 é lançado para assinantes do Gemini de 159 países

Anuncio foi feito por Josh Woodward, vice-presidente do Gemini, em um post no X; Brasil está incluído na lista

Cada usuário poderá gerar até três vídeos por dia, com a contagem sendo renovada diariamente (Getty Images)

Cada usuário poderá gerar até três vídeos por dia, com a contagem sendo renovada diariamente (Getty Images)

Publicado em 4 de julho de 2025 às 10h24.

Última atualização em 4 de julho de 2025 às 11h21.

Criando cenas realistas em vídeo a partir de simples descrições em texto, a inteligência artificial Veo 3 do Google é uma das grandes inovações deste ano. A novidade tem impressionado usuários e espectadores com suas paisagens detalhadas, movimentos fluidos e trilhas sonoras, tudo gerado a partir de comandos textuais.

Inicialmente disponível apenas na versão web do assistente de IA, o Veo 3 foi lançado nesta quinta-feira, 3, para o aplicativo Gemini, expandindo seu alcance para mais de 159 países, incluindo o Brasil e a União Europeia, esta última até então sem acesso oficial à funcionalidade.

Josh Woodward, vice-presidente do Gemini, anunciou a expansão por meio de um post no X, revelando que a geração de vídeos estará disponível para assinantes do plano AI Pro, com custo aproximado de R$ 97 por mês. Cada usuário poderá gerar até três vídeos por dia, com a contagem sendo renovada diariamente. Para usar a ferramenta, assinantes precisam apenas entrar no aplicativo ou no site do chatbot, clicar em "Vídeo" e descrever a solicitação em texto.

Anunciado em 2023, o Veo tem sido constantemente aprimorado pelo Google. A versão mais recente, lançada em maio, permite vídeos tão realistas que confundem o público. Um exemplo marcante é a criação de uma apresentadora fictícia, Marisa Maiô, desenvolvida por Raony Phillips, que fez com que a audiência questionasse se ela de fato existia.

Integração ao YouTube Shorts

No final de junho, o Google anunciou que nos próximos meses integrará o Veo 3 ao YouTube Shorts, em um movimento para impulsionar a criatividade e oferecer mais ferramentas de IA para criadores de conteúdo. Os vídeos curtos são considerados um pilar central da estratégia YouTube e já contabilizam mais de 200 bilhões de visualizações diárias.

Lançado em 2021, o Shorts concorre com plataformas como TikTok e Instagram Reels, os quais, por sua vez, estão investindo em apps nativos para televisão a fim de competir com o domínio e pioneirismo do YouTube nas salas de estar. Esse movimento está redefinindo o próprio conceito de “ver TV”.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogleVídeosYouTube

Mais de Inteligência Artificial

Homem morre após acreditar em convite romântico feito por chatbot da Meta

Meta autorizou IA a manter conversas inadequadas com crianças, mostra relatório

Brasil registra 315 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos somente em 2025, aponta Fortinet

Polícia Militar de SP planeja 'fábrica de inteligência artificial' para reforçar a segurança pública