Inteligência Artificial

Google expande capacidades de IA para responder perguntas e quer 'ser mais Perplexity'

A empresa lançou nos EUA o modelo Gemini 2.0 para alimentar repostas da ferramenta AI Overview em perguntas para o Google e está testando a ferramenta AI Mode

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 7 de março de 2025 às 07h08.

Última atualização em 7 de março de 2025 às 07h09.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

O Google está buscando expandir as ferramentas de inteligência artificial utilizadas em seu mecanismo de busca, com o AI Overview e o AI Mode, se aproximando de formatos como o do Perplexity AI

A empresa lançou timidamente, na quarta-feira, 5, seu modelo Gemini 2.0 para o AI Overview (que sintetiza respostas nas buscas do Google) nos Estados Unidos “para ajudar com perguntas mais difíceis”, a começar com codificação, matemática avançada e perguntas multimodais. A companhia disse que, agora, adolescentes também poderão utilizar a ferramenta e que não será mais necessário se inscrever para ter acesso ao Overview.

O Google também está experimentando a ferramenta AI Mode, que aumenta as capacidades do Overview. “Você pode perguntar qualquer coisa em sua mente e conseguir uma resposta útil alimentada por IA”, diz a empresa.  

Com o AI Mode, que aparece em uma aba no Google da mesma forma que “Imagens”, “Shopping” ou “Notícias”, o usuário consegue uma espécie de resumo sobre a informação que busca. O formato permite que os usuários façam perguntas de acompanhamento logo em seguida. As respostas irão conter links que direcionam a pessoa para os conteúdos relacionados.

A empresa disse que os feedbacks sobre o AI Mode mostram que a ferramenta é 'incrivelmente útil". Aqueles que a testaram realçaram como pontos positivos a velocidade, a qualidade e a novidade das respostas. Nos casos em que a IA não tiver resposta satisfatória, o resultado será um conjunto de links da internet. O Google informou que também está trabalhando para adicionar novas capacidades e atualizações que incluem respostas visuais com imagens e vídeos.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogle

Mais de Inteligência Artificial

Reformulado, Microsoft Edge ganha IA que ajuda usuário em tarefas na internet

Alibaba lança óculos com inteligência artificial como aposta em nova fase da computação pessoal

IAs ganham ouro, mas ainda perdem para humanos na Olimpíada de Matématica; será esse o último ano?

Quanto startups como OpenAI, Anthropic e Cohere estão pagando? Salários passam de US$ 500 mil anuais