Inteligência Artificial

Google e Bayer anunciam IA que ajudará radiologistas a analisarem imagens

Nova plataforma não deverá substituir médicos, mas poupar seu tempo e permitir que atendam mais pacientes

Publicado em 10 de abril de 2024 às 10h41.

Última atualização em 10 de abril de 2024 às 15h39.

O Google Cloud e a Bayer anunciaram, nesta terça-feira, o desenvolvimento de uma plataforma impulsionada por inteligência artificial que ajudará radiologistas a diagnosticarem pacientes de forma mais rápida.

A IA será responsável por apontar anomalias em imagens, as quais os radiologistas poderão então analisar. Além disso, ela terá a capacidade de coletar dados importantes do histórico médico de determinado paciente, segundo contou o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, à CNBC.

No caso de um exame de mama, por exemplo, a plataforma seria capaz de detectar um problema, comparar a imagem à de exames anteriores e resumir toda a informação coletada.

De acordo com uma entrevista dada por Kurian, o processo é pensado para ajudar radiologistas mas não para substitui-los. Afinal, ainda cabe inteiramente ao médico a recomendação que será feita ao paciente. A ideia, diz o executivo, é poupar 15 ou 20 minutos que o médico gastaria procurando informações.

Atualmente, imagens médicas representam cerca de 90% de todos os dados ligados à saúde, explicam as duas empresas. Desse modo, uma plataforma que possa ajudar na análise dessas informações pode ser mais do que bem-vinda.

"Todo o processo é feito para ajudar radiologistas a desempenharem suas tarefas com assistência mais rapidamente", declarou Kurian em uma entrevista. "Ele os torna mais eficientes para que possam analisar mais imagens e atender mais pacientes."

Ainda segundo o executivo, radiologistas e outros clínicos estão sujeitos ao burnout devido ao alto volume de trabalho com que têm que lidar. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ajudar na realização de funções repetitivas.

A ideia é que uma primeira versão da plataforma esteja disponível para teste ainda este ano na União Europeia e nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:MédicosExames médicosInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Comida gostosa ou clientes atraentes? IA avalia restaurantes pela beleza dos frequentadores

Plataforma X, de Elon Musk, vai usar agentes de IA para escrever notas da comunidade

E se levassem 10 dos seus melhores? Zuckerberg colocou isso à prova com a OpenAI

Com lucro superior a US$ 228 milhões, Figma dá passos para IPO e pretende investir pesado em IA