Inteligência Artificial

Google amplia integração do Gemini no Android e facilita uso com apps como WhatsApp e Mensagens

A partir de 7 de julho, assistente terá acesso automático a funções essenciais mesmo com controles de privacidade ativados

Usuários estão sendo comunicados da novidade via e-mail (Getty Images)

Usuários estão sendo comunicados da novidade via e-mail (Getty Images)

Publicado em 26 de junho de 2025 às 13h57.

Última atualização em 27 de junho de 2025 às 14h21.

A partir de 7 de julho, as capacidades do assistente de inteligência artificial Gemini no Android serão ampliadas, permitindo uma integração mais profunda com os aplicativos do sistema por padrão. De acordo com um e-mail que usuários começaram a receber, o Google permitirá que a IA interaja com aplicativos como Phone, Mensagens e WhatsApp, mesmo quando a função "Atividade de Apps do Gemini" estiver desativada, algo que antes bloqueava esse tipo de interação.

Até o momento, a desativação dessa função impedia, por exemplo, o uso do assistente para enviar mensagens ou fazer chamadas. Com essa mudança, será possível usar essas extensões sem ativar o recurso ou salvar o histórico no dispositivo, o que garante mais privacidade para o usuário.

Segundo o breve comunicado, embora as interações ainda sejam armazenadas por até 72 horas para fins de segurança e feedback, essas informações não serão usadas para treinar modelos de IA, o que alivia algumas preocupações com a privacidade. O Google também informou que usuários poderão desativar essa função nas configurações dos aplicativos, mas o comunicado não especifica exatamente o caminho ou o que poderá ser desativado, gerando um certo grau de incerteza.

Como era e como vai ficar com o Gemini no Android?

Atualmente, usuários precisam ativar manualmente as extensões do Gemini para que o assistente interaja com funções como mensagens, chamadas ou outros aplicativos do sistema.

A partir de 7 de julho, com a nova abordagem, o acesso a essas funcionalidades poderá ser feito automaticamente, tornando o uso do Gemini no Android mais fluido e eficiente, sem retirar completamente a opção de controle dos usuários de acordo com suas preferências de privacidade.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogleAndroid

Mais de Inteligência Artificial

A empresa de IA que vale U$ 2 bilhões em oito meses

Netflix revela que usou inteligência artificial generativa em uma de suas séries

Meta contrata ex-líderes de IA da Apple e reforça time com mais pacotes milionários

Companhia aérea usa IA para cobrar mais de acordo com o passageiro