O Google foi pego de surpresa pelo lançamento do chatbot da OpenAI, ChatGPT, em 2022, mas desde então a empresa tem concentrado esforços em pegar o ritmo para compensar o atraso, reporta o site de notícias TechCrunch.
O diretor e chefe de Produto do Google, Tulsee Doshi, disse em entrevista ao TechCrunch que o aumento da frequência de lançamento da companhia faz parte da estratégia para acompanhar a indústria de IA, que evolui de forma rápida.
O lançamento do modelo de linguagem Gemini 2.5 Pro veio apenas três meses depois da chegada do Gemini 2.0 Flash. Porém, o Google ainda não publicou o relatório de segurança, conhecidos como Cartas de sistema, para os seus últimos modelos, algo padrão para laboratórios de IA . Isso tem levantado preocupações de que a companhia está priorizando velocidade em detrimento de transparência, em um momento em que as IAs se tornam mais capazes e sofisticadas.
Doshi afirma que não há relatório para o Gemini 2.5 Pro porque o modelo é considerado experimental, uma forma de receber feedback antes de lançar o produto oficial. Segundo o diretor, o Google pretende divulgar o relatório chamado Cartas de sistemas quando o 2.5 Pro estiver disponível de forma geral.
As Cartas de sistema fornecem informações importantes e úteis, que nem sempre favorecem o produto feito pela empresa. A comunidade de IA percebe esses relatórios como esforços de boa fé para apoiar pesquisa independente e avaliações de segurança.
-
1/7
(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
-
2/7
(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
-
3/7
Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.
(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
-
4/7
(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
-
5/7
(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
-
6/7
(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
-
7/7
(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)