Inteligência Artificial

Futuro financeiro: por que esse CEO acredita que a IA dominará seu dinheiro?

O líder da Plaid afirma que a integração de chatbots é o futuro e revela que gostaria de ter sua vida financeira "totalmente automatizada" pela IA

A IA não é só para compras: Zach Perret acredita que o ChatGPT deve tomar decisões de investimento e gerenciar o destino do salário dos usuários (Getty Images).

A IA não é só para compras: Zach Perret acredita que o ChatGPT deve tomar decisões de investimento e gerenciar o destino do salário dos usuários (Getty Images).

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 11h50.

O CEO da Plaid, Zach Perret, expressou o desejo de que aplicativos de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, gerenciem completamente suas finanças. Ele acredita que este futuro é muito provável.

"Eu suspeito que o mundo dos aplicativos de chat criará, obviamente, mais opções para os consumidores e sobre como eles vão usá-lo, mas é inevitável que a IA conduza nossas vidas financeiras", disse Perret durante o World Economic Summit da Semafor em Washington, D.C.

Perret, cuja fintech Plaid permite que usuários conectem suas contas bancárias a aplicativos como Venmo, disse confiar na tecnologia para lidar com informações financeiras sensíveis. Contudo, reconhece que nem todos estão prontos para deixar a IA movimentar seu dinheiro.

"Sou super a favor de testar tudo o que é novo e estou disposto a aceitar algum risco para isso", afirmou.

Recentemente, a OpenAI anunciou a integração de vários aplicativos ao ChatGPT, incluindo OpenTable e Instacart. O Walmart, a maior varejista dos EUA, também confirmou a adição de um checkout instantâneo ao chatbot.

Perret considera fácil vislumbrar um futuro em que os usuários confiam o controle total de suas finanças à IA.

"Se o ChatGPT pudesse me permitir movimentar meu dinheiro, se pudesse tomar decisões de investimento por mim, se pudesse descobrir em qual conta bancária meu salário deveria ir, eu daria a ele toda a confiança do mundo", disse.

Em última análise, o objetivo é permitir que a IA assuma tarefas que as pessoas preferem não se preocupar. "Quero que minha vida financeira seja totalmente automatizada e nunca mais quero pensar nisso", concluiu Perret.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialFinanças

Mais de Inteligência Artificial

Windows lança atualizações de IA no Windows 11; veja quais são

5 erros que podem prejudicar empresas na era da IA

O segredo de Huang: 100% dos engenheiros da Nvidia usam este software

Reddit lança ferramenta de busca com IA em português; saiba como funciona