Inteligência Artificial

Empresas querem mais investimento em IA generativa em 2024, revela Accenture

Levantamento da consultoria mostra que atendimento ao cliente, finanças e marketing são os setores prioritários para a aplicação de inteligência artificial generativa

accenture (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

accenture (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 6 de novembro de 2023 às 14h09.

Última atualização em 6 de novembro de 2023 às 14h10.

A consultoria Accenture divulgou dados de seu estudo Pulse of Change, indicando que empresas ao redor do globo pretendem expandir os aportes em inteligência artificial (IA) generativa no próximo ano.

A pesquisa, realizada em setembro de 2023, entrevistou 2.207 executivos de alto escalão (C-Levels) de 13 nações diferentes, com o objetivo de entender o impacto da IA generativa nos negócios e perspectivas para o futuro do trabalho.

Segundo o estudo, 85% das companhias consultadas projetam aumentar seus investimentos em IA generativa em 2024, com enfoque maior em áreas como atendimento ao cliente, alcançando 55% das preferências, seguido por finanças (45%) e marketing (41%).

No contexto brasileiro, o relatório revela que, embora a grande maioria das empresas nacionais (99%) reconheça o potencial transformador da IA generativa em corporações e setores diversos, apenas 24% já efetuaram investimentos consideráveis na tecnologia.

Os executivos brasileiros também expressaram preocupações para o ano seguinte, sendo a principal delas a adaptação aos avanços tecnológicos e inovações, como IA e automação, com 65% dos C-Levels evidenciando este desafio.

A preocupação com as mudanças climáticas foi citada por 53% dos entrevistados, enquanto a adaptação às mudanças nos valores e comportamento de consumo dos clientes foi mencionada por 49%, seguida pela escassez de talentos específicos ou habilidades, preocupação de 40% dos respondentes.

Aprenda a usar inteligência artificial:

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialPesquisa

Mais de Inteligência Artificial

Regulação da IA terá novo texto e deve ser votada no Senado após eleições, diz relator

Apoios falsos de celebridades gerados por IA se multiplicam na campanha presidencial dos EUA

Argentina, uma 'potência mundial'? Os sonhos de IA de Javier Milei

Usuários do WhatsApp são os que mais usam IA da Meta, mostra levantamento