A base da SecurityPal em Kathmandu emprega cerca de 200 trabalhadores. (SecurityPal)
Content Writer
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 16h04.
No coração do Himalaia, um novo polo de tecnologia está surgindo.
Batizado de "Silicon Peaks", o Nepal está se consolidando como um centro estratégico para a segurança cibernética na era da inteligência artificial. Por trás desse movimento está a SecurityPal, uma startup que nasceu em San Francisco, em 2020, e hoje tem um centro de operações que nunca para em Kathmandu, a capital do país, com cerca de 200 profissionais empregados.
A empresa se tornou peça-chave para gigantes da tecnologia, como a OpenAI, ao automatizar e otimizar o processo de segurança para essas companhias.
A SecurityPal se especializou em lidar com os questionários de segurança que as empresas precisam preencher para demonstrar conformidade com padrões de proteção de dados. No início, a equipe preenchia de forma manual todos esses documentos. Mas, conforme o mercado foi evoluindo e a demanda por segurança na IA crescendo, a empresa investiu com tudo na automação.
Hoje, conta com um banco de mais de 2 milhões de perguntas e respostas geradas por inteligência artificial. A decisão de automatizar com IA permitiu maior precisão e rapidez na análise dos riscos de seus clientes.
Pukar Hamal, CEO da SecurityPal, não planejava expandir para o Nepal. Seu objetivo inicial era encontrar um fuso horário estratégico que permitisse operar enquanto os clientes dos EUA dormiam.
No entanto, ao analisar a força de trabalho nepalesa, percebeu que ali existia um talento inexplorado. De 2000 a 2016, o número de estudantes nepaleses no exterior aumentou 835%, muitos dos quais retornaram ao país durante a pandemia, trazendo consigo habilidades técnicas de alto nível.
Esse retorno criou um ambiente propício para o crescimento do setor tecnológico no Nepal. Antes conhecido por exportar trabalhadores da construção civil e soldados, o país agora começa a se destacar no setor de tecnologia.
“O talento sempre esteve aqui, mas a percepção era que ele estava mais voltado para a força física. Agora, é o cérebro”, destacou Hamal.
Para aqueles que desejam começar uma carreira no mercado de IA, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional. Veja, a seguir, o que você vai aprender:
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37.