Mati Staniszewski, CEO da ElevenLabs
Repórter
Publicado em 19 de agosto de 2024 às 11h00.
Última atualização em 19 de agosto de 2024 às 11h01.
A ElevenLabs, startup especializada em ferramentas que utilizam inteligência artificial para criar e editar vozes sintéticas, anunciou que seu aplicativo Reader agora está disponível em todo o mundo, oferecendo suporte para português e outros 31 idiomas.
Startup criadora das vozes artificiais mais usadas nas redes sociais agora vale US$ 1 bilhãoA plataforma permite que os usuários carreguem textos como artigos, PDFs e e-books, e escutem o conteúdo em diferentes idiomas e vozes. O app foi lançado inicialmente em junho, nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
A ElevenLabs, que se tornou um unicórnio neste ano após levantar US$ 80 milhões de investidores, fornece uma API que permite a empresas aplicarem a tecnologia em casos como dublagem e conversão de texto para fala.
A tecnologia da empresa já é utilizada no recurs de texto-para-fala em plataformas como o motor de busca Perplexity, além dos serviços de áudio PocketFM e KukuFM. O Reader é o primeiro produto da ElevenLabs voltado diretamente ao consumidor final.
A startup também anunciou a inclusão de centenas de novas vozes em sua biblioteca, adaptadas para diferentes idiomas. No mês passado, a empresa licenciou as vozes de atores icônicos como Judy Garland, James Dean, Burt Reynolds e Sir Laurence Olivier para uso no aplicativo.
A ampliação do suporte linguístico do Reader é possível graças ao modelo Turbo v2.5 da ElevenLabs, lançado recentemente. Esse modelo promete reduzir a latência na conversão de texto em fala e melhorar a qualidade do áudio.
Entre os principais concorrentes do Reader está o Speechify, que oferece funcionalidades adicionais como escaneamento de documentos, integração com Gmail e Canvas, além da possibilidade de os usuários clonarem suas próprias vozes para leitura de textos. O Pocket, da Mozilla, e o aplicativo de áudio baseado no Audm, do The New York Times, também competem nesse segmento.
A ElevenLabs informou que planeja adicionar mais recursos ao Reader, incluindo suporte offline e a capacidade de compartilhar trechos de áudio.
leiros"]