Inteligência Artificial

Disputa entre Musk e OpenAI chega agora aos salários

O recente boom da IA intensificou as guerras de talentos do Vale do Silício

Musk sobre a competição por engenheiros: "guerra de talentos mais louca que já vi" (Jordan Vonderhaar/Bloomberg/Getty Images)

Musk sobre a competição por engenheiros: "guerra de talentos mais louca que já vi" (Jordan Vonderhaar/Bloomberg/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de abril de 2024 às 07h41.

A disputa entre Elon Musk e a OpenAI não está somente no campo das ideias sobre o que cada parte entende como o melhor para a Inteligência Artificial. A briga também é por oferecer os melhores salários para os profissionais que as empresas entendem serem "fundamentais". As informações são do The Wall Street Journal.

A Tesla, por exemplo, está aumentando a remuneração de seus engenheiros de IA na tentativa de evitar que esses talentos fosse para a rival. Elon Musk disse que sua empresa está nessa fase de aumentar os salários já que a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, "tem recrutado agressivamente os engenheiros da Tesla com ofertas de remuneração maciças", em uma série de publicações na plataforma de mídia social X na quarta-feira.

A competição por engenheiros de IA "é a guerra de talentos mais louca que já vi", disse o bilionário sul-africano.

Musk estava respondendo à reportagem da agência de notícias The Information sobre o cientista de machine learning da Tesla, Ethan Knight, que havia deixado a montadora para se juntar à startup de IA de Musk, a xAI. "Ethan estava indo para a OpenAI, então ou era a xAI ou eles", disse.

O recente boom da IA intensificou as guerras de talentos do Vale do Silício à medida que as startups competem com gigantes da tecnologia estabelecidos na corrida para criar a próxima grande novidade.

As empresas de tecnologia estão oferecendo remuneração de milhões de dólares por ano, cronogramas acelerados de investimento em ações e ofertas para contratar equipes inteiras de engenharia para atrair pessoas com conhecimento e experiência no tipo de IA generativa que está alimentando o ChatGPT da OpenAI e outros bots semelhantes.

As demissões em outros setores da indústria de tecnologia continuam; em contrapartida, as empresas realocam recursos para investir mais no desenvolvimento da IA.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskOpenAIChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

Pedir respostas curtas a chats de IA pode aumentar alucinações, aponta estudo

Fim da imaginação

Paciente da Neuralink, do chip no cérebro, usa Grok para responder perguntas

Para Zuckerberg, substituir amigos humanos por inteligência artificial é o futuro