Inteligência Artificial

Da astronomia à computação: conheça as figuras históricas que inspiraram os produtos da Nvidia

Diversos chips da multinacional de tecnologia recebem nomes de matemáticos e cientistas famosos

Jensen Huang, CEO da Nvidia (Justin Sullivan/Getty Images)

Jensen Huang, CEO da Nvidia (Justin Sullivan/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 28 de maio de 2025 às 08h21.

Tudo sobreNvidia
Saiba mais

A Nvidia (NVDA) se inspira em grandes nomes da ciência para nomear seus chips de IA, prestando homenagem a pioneiros que marcaram a história do conhecimento e da tecnologia.

A maioria deles contribuiu para avanços no setor de computação e astrofísica, e seus conhecimentos estão sendo utilizados para vários produtos desenvolvidos em inteligência artificial, segundo o site Business Insider.

Veja a seguir os cientistas e suas contribuições reconhecidos pela Nvidia:

Grace Hopper

Grace Hopper, uma das figuras mais importantes da computação, foi responsável por inovações como o primeiro compilador de computador e o desenvolvimento da linguagem COBOL.

Ela previu que os computadores seriam dispositivos compactos e acessíveis, como são hoje, e foi a primeira mulher a ser nomeada membro ilustre da Sociedade Britânica de Computação. A Nvidia batizou seus chips Hopper em sua homenagem, e esses componentes desempenham um papel crucial na revolução da IA generativa, como a da era ChatGPT.

David Blackwell

Matemático e estatístico, David Blackwell fez contribuições fundamentais para a teoria dos jogos, da informação e da probabilidade. Ele foi o primeiro afro-americano a integrar a Academia Nacional de Ciências. Sua principal obra, o teorema de Rao-Blackwell, tem aplicação em várias áreas da estatística. Os chips Blackwell da Nvidia são os mais avançados da empresa até o momento, com uma versão futura chamada Blackwell Ultra em desenvolvimento.

Ada Lovelace

Os 22 programadores mais importantes da história recente

Ada Lovelace (Wikimedia Commons)

Filha do poeta inglês Lord Byron, Ada Lovelace é considerada a mãe da programação de computadores. Suas traduções e anotações sobre a Máquina Analítica de Charles Babbage são a base para o conceito de programação. Ela também deu nome a uma linguagem de programação e é homenageada anualmente no Dia de Ada Lovelace, que celebra as mulheres na área de STEM. A arquitetura Lovelace da Nvidia, que alimenta suas placas gráficas da série 40, é uma escolha popular entre gamers e programadores.

Vera Rubin

Astrônoma conhecida por suas descobertas sobre a matéria escura, Vera Rubin revolucionou a astrofísica ao demonstrar que as galáxias giravam de maneira diferente do esperado. Seu trabalho foi amplamente reconhecido com prêmios como a Medalha Nacional de Ciência. A plataforma Rubin AI superchip da Nvidia, programada para ser lançada em 2026, levará suas contribuições para o campo da IA.

Richard Feynman

Físico vencedor do Prêmio Nobel, Richard Feynman foi responsável pelos diagramas que ajudam a calcular as probabilidades de interações entre partículas, e contribuiu para o Projeto Manhattan, o desenvolvimento da bomba atômica. Ele também foi fundamental na investigação do acidente com o ônibus espacial Challenger. A arquitetura Feynman da Nvidia, prevista para 2028, trará inovações significativas no campo das GPUs.

Esses chips não apenas representam os avanços tecnológicos da Nvidia, mas também prestam homenagem a cientistas cujas ideias e descobertas moldaram as bases de muitas áreas do conhecimento atual.

Acompanhe tudo sobre:NvidiaInteligência artificialComputadores

Mais de Inteligência Artificial

Para facilitar edição, Google Photos amplia uso de inteligência artificial e lança novo visual

O mercado chinês se tornou um elefante na sala no balanço da Nvidia

Mark Zuckerberg diz que Meta AI alcançou um bilhão de usuários

Canguru de apoio emocional no aeroporto: vídeo feito por IA viraliza nas redes sociais