Inteligência Artificial

Corrida da IA: Alibaba lança Qwen 2.5 e promete superar modelos rivais

Gigante chinesa afirma que seu novo modelo supera o GPT-4o, DeepSeek-V3 e Llama-3.1-405B

Alibaba: estimativa de analistas é que companhia tenha vendas totais R$ 12 bilhões no Brasil (Aly Song/File Photo/Reuters)

Alibaba: estimativa de analistas é que companhia tenha vendas totais R$ 12 bilhões no Brasil (Aly Song/File Photo/Reuters)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 15h13.

Tudo sobreTecnologia
Saiba mais

A gigante chinesa de tecnologia Alibaba lançou nesta quarta-feira (29) uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial, o Qwen 2.5, afirmando que ele supera o altamente aclamado DeepSeek-V3.

O modelo, denominado Qwen 2.5-Max, foi lançado no primeiro dia do Ano Novo Chinês. Além disso, na terça-feira, a empresa disponibilizou seu modelo visual, o Qwen 2.5-VL, como código aberto.

No mesmo dia, a Alibaba também forneceu suporte de computação em nuvem para a transmissão ao vivo da Gala do Festival da Primavera, tradicional programa anual que mistura música, dança, ópera, artes marciais e comédia, assistido por bilhões de pessoas.

Qwen 2.5-Max supera quase em todos os aspectos o GPT-4o, o DeepSeek-V3 e o Llama-3.1-405B”, afirmou a unidade de nuvem da Alibaba em um comunicado publicado em sua conta oficial no WeChat, referindo-se aos modelos avançados de IA da OpenAI e da Meta.

A resposta da concorrência

O lançamento do assistente de IA da DeepSeek, em 10 de janeiro, alimentado pelo modelo DeepSeek-V3, causou impacto no Vale do Silício e levou a uma queda nas ações de empresas de tecnologia. O suposto baixo custo de desenvolvimento e uso da tecnologia da startup chinesa fez com que investidores questionassem os elevados gastos das principais empresas de IA dos Estados Unidos.

O sucesso da DeepSeek desencadeou uma corrida entre concorrentes chinesas para atualizar seus próprios modelos de inteligência artificial.

ByteDance também entra na disputa

Dois dias após o lançamento do DeepSeek-R1, a ByteDance, dona do TikTok, anunciou uma atualização de seu modelo de IA principal, alegando que ele superou o modelo o1, da OpenAI, apoiada pela Microsoft, no AIME, um teste de benchmark que avalia a capacidade dos modelos de IA de compreender e responder a instruções complexas.

Essa afirmação reforça a crescente competição entre empresas chinesas e americanas na disputa pela liderança em inteligência artificial.
Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialTecnologiaChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

Google acelera esforços para acompanhar indústria de IA, mas traz preocupações sobre transparência

Seu próximo romance pode ser com uma IA

Gemini consegue aumento de tráfego, mas ainda está bem atrás do concorrente ChatGPT

"Companheiro IA": os planos da Microsoft para os próximos 50 anos, segundo Mustafa Suleyman