Inteligência Artificial

Cofundador da OpenAI que migrou para a Anthropic deixa a empresa

John Schulman foi peça-chave na criação do ChatGPT e buscava avanços no alinhamento de IA

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 10h36.

John Schulman, um dos cientistas por trás da OpenAI e peça-chave na criação do ChatGPT, acaba de deixar a Anthropic, startup rival que ajudou a fundar no ano passado. A saída, anunciada na quarta-feira, 5, marca mais um capítulo da movimentação intensa nos bastidores da inteligência artificial.

Schulman havia trocado a OpenAI pela Anthropic em agosto de 2023, buscando se aprofundar no estudo do alinhamento de IA — área que tenta tornar os modelos de inteligência artificial mais previsíveis e seguros. Agora, menos de um ano depois, ele decide seguir outro caminho.

"Estamos tristes com a saída de John, mas apoiamos totalmente sua decisão de buscar novas oportunidades e desejamos a ele tudo de melhor", afirmou Jared Kaplan, diretor científico da Anthropic, em comunicado enviado à Reuters.

A saída de Schulman não é um caso isolado. Nos últimos meses, o setor de IA tem sido palco de uma verdadeira dança das cadeiras entre executivos e pesquisadores de alto nível.

No final de abril, Mira Murati, ex-CTO da OpenAI, também anunciou sua saída da empresa, poucos meses após ter sido uma das principais figuras na turbulenta demissão (e reintegração) de Sam Altman. Outro cientista fundador da OpenAI, Jakub Pachocki, também deixou a companhia recentemente para ingressar na rival Anthropic.

 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

Pesquisadores de Stanford criam modelo de IA custando apenas US$ 50

Tencent e ByteDance adotam DeepSeek em suas plataformas de nuvem

OpenAI quer fechar acordo com estúdios de cinema, mas setor está relutante

Google amplia acesso ao Gemini 2.0 Flash e lança versão Pro com 2 milhões de tokens