Inteligência Artificial

Cofundador da OpenAI anuncia lançamento de nova empresa de IA

Ilya Sutskever foi um dos membros do conselho da OpenAI por trás da tentativa de destituir Sam Altman

Executivo quer uma empresa livre de pressão comercial no curto prazo (JACK GUEZ/Getty Images)

Executivo quer uma empresa livre de pressão comercial no curto prazo (JACK GUEZ/Getty Images)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 20 de junho de 2024 às 06h36.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 13h49.

O cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, que deixou a startup de inteligência artificial no mês passado, apresentou ao mercado sua nova empresa de IA, a Safe Superintelligence (SSI).

“Estou começando uma nova empresa”, escreveu Sutskever no X na quarta-feira. “Buscaremos uma superinteligência segura de forma direta, com um foco, um objetivo e um produto.”

Sutskever foi o cientista-chefe da OpenAI e co-liderou a equipe que controlava os sistemas de IA com Jan Leike, que também saiu da OpenAI em maio para se juntar à empresa rival Anthropic. Após a saída dos dois, essa unidade da OpenAI foi dissolvida.

“Nosso modelo de negócios significa segurança, proteção e progresso. Estão todos isolados de pressões comerciais de curto prazo", postou o executivo no X.

Sutskever está iniciando a empresa com Daniel Gross, que supervisionou os esforços da Apple em IA, e Daniel Levy, ex-OpenAI. A empresa possui escritórios em Palo Alto, Califórnia, bem como em Tel Aviv, segundo a CNBC.

Sutskever foi um dos membros do conselho da OpenAI por trás da tentativa de destituir Sam Altman em novembro. Altman e Sutskever, juntamente com outros diretores, entraram em confronto sobre as barreiras de proteção que a OpenAI havia estabelecido na busca por IA avançada.

Após a súbita destituição de Altman e antes da sua rápida reintegração, Sutskever desculpou-se publicamente pelo seu papel na movimentação pela troca de comando.

“Lamento profundamente minha participação nas ações do conselho”, escreveu Sutskever em uma postagem no X em 20 de novembro. “Nunca tive a intenção de prejudicar a OpenAI. Adoro tudo o que construímos juntos e farei tudo o que puder para reunificar a empresa.”

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialOpenAISam Altman

Mais de Inteligência Artificial

O que são os 'dark channels' e por que estão na mira da Meta e YouTube?

Meta pode mudar de rota e abandonar código aberto para investir em modelos fechados de IA

Startup alemã Motor AI levanta US$ 20 mi para criar veículos autônomos adequados à regulamentação

Nvidia anuncia retomada das vendas de chips H20 para a China diante de novo posicionamento dos EUA