Executivo quer uma empresa livre de pressão comercial no curto prazo (JACK GUEZ/Getty Images)
Redator
Publicado em 20 de junho de 2024 às 06h36.
Última atualização em 20 de junho de 2024 às 13h49.
O cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, que deixou a startup de inteligência artificial no mês passado, apresentou ao mercado sua nova empresa de IA, a Safe Superintelligence (SSI).
“Estou começando uma nova empresa”, escreveu Sutskever no X na quarta-feira. “Buscaremos uma superinteligência segura de forma direta, com um foco, um objetivo e um produto.”
Sutskever foi o cientista-chefe da OpenAI e co-liderou a equipe que controlava os sistemas de IA com Jan Leike, que também saiu da OpenAI em maio para se juntar à empresa rival Anthropic. Após a saída dos dois, essa unidade da OpenAI foi dissolvida.
“Nosso modelo de negócios significa segurança, proteção e progresso. Estão todos isolados de pressões comerciais de curto prazo", postou o executivo no X.
Sutskever está iniciando a empresa com Daniel Gross, que supervisionou os esforços da Apple em IA, e Daniel Levy, ex-OpenAI. A empresa possui escritórios em Palo Alto, Califórnia, bem como em Tel Aviv, segundo a CNBC.
Sutskever foi um dos membros do conselho da OpenAI por trás da tentativa de destituir Sam Altman em novembro. Altman e Sutskever, juntamente com outros diretores, entraram em confronto sobre as barreiras de proteção que a OpenAI havia estabelecido na busca por IA avançada.
Após a súbita destituição de Altman e antes da sua rápida reintegração, Sutskever desculpou-se publicamente pelo seu papel na movimentação pela troca de comando.
“Lamento profundamente minha participação nas ações do conselho”, escreveu Sutskever em uma postagem no X em 20 de novembro. “Nunca tive a intenção de prejudicar a OpenAI. Adoro tudo o que construímos juntos e farei tudo o que puder para reunificar a empresa.”