Inteligência Artificial

Cineastas sem câmera? IA promete revolucionar Hollywood, diz Andreessen

Com ferramentas como Sora 2, artistas sem experiência técnica poderão dirigir e produzir filmes, segundo o investidor Marc Andreessen

Marc Andreessen afirma que a inteligência artificial permitirá que qualquer pessoa criativa produza filmes completos (Getty Images). (Flickr.com/ jdlasica)

Marc Andreessen afirma que a inteligência artificial permitirá que qualquer pessoa criativa produza filmes completos (Getty Images). (Flickr.com/ jdlasica)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 12h04.

O investidor lendário Marc Andreessen acredita que a inteligência artificial (IA) vai revolucionar Hollywood ao permitir o surgimento de um novo tipo de cineasta. Segundo ele, pessoas sem habilidades visuais, sem acesso a sets, câmeras ou atores poderão criar filmes completos apenas com uma boa ideia.

Em entrevista ao podcast “Monitoring the Situation”, da firma de capital de risco A16z, Andreessen destacou que avanços em IA, como o OpenAI Sora 2, tornarão a criação audiovisual mais acessível. “Vai começar com curtas e animações, mas rapidamente avançará para filmes completos”, afirmou.

Para Andreessen, a IA permite que talentos criativos antes restritos à literatura ou aos quadrinhos possam agora produzir filmes. “Acredito que é um motivo de profundo otimismo. Vamos ter novos tipos de filmes e entretenimento feitos por pessoas que antes não teriam acesso ao meio”, disse.

A A16z investiu em 2024 na Promise, estúdio que utiliza IA para produzir filmes e projetos audiovisuais. No setor, enquanto alguns veem a tecnologia como uma forma de reduzir custos e acelerar projetos, outros temem a perda de empregos e questões de direitos autorais.

A preocupação inclui como modelos de IA são treinados e o uso de propriedade intelectual protegida. Além do cinema, a indústria musical também enfrenta desafios similares: recentemente, a Spotify anunciou parceria com grandes gravadoras para criar produtos musicais com IA, reforçando a importância de proteger os direitos dos artistas.

A aposta de Andreessen reforça a tendência de que a IA não só transforma processos, mas também democratiza o acesso à criação artística, abrindo portas para talentos inovadores em todo o mundo.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialVídeosHollywood

Mais de Inteligência Artificial

Escola de IA em São Francisco promete ensino revolucionário com apenas 2h/dia

Não sabe como crescer com IA? Executivo do BCG revela o segredo

Fotos de IA no currículo estão mudando como candidatos são vistos e contratados

Mais robôs que humanos: IA provoca queda de acessos reais à Wikipedia