Inteligência Artificial

Chatbot da startup francesa Mistral chega a 1 milhão de downloads

O CEO da Mistral, Arthur Mensch, disse que a empresa está ansiosa para lançar novas funcionalidades em breve

App do le Chat chegou a 1 milhão de downloads desde seu lançamento

App do le Chat chegou a 1 milhão de downloads desde seu lançamento

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 14h10.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A Mistral, startup de inteligência artificial da França, contou ao jornal Le Parisien que o aplicativo de seu chatbot de inteligência artificial le Chat teve 1 milhão de downloads em iPhones e Androids desde o seu lançamento em 6 de fevereiro

"É um primeiro passo que confirma que podemos oferecer uma IA popular, de uma rapidez sem precedentes e que atende tanto a usos pessoais quanto profissionais", disse o CEO da companhia, Arthur Mensch, ao jornal. Ele contou também que a empresa está ansiosa para revelar novas funcionalidades em breve. 

Segundo nota da Mistral que anunciava a chegada do le Chat, o aplicativo oferece a inferência mais rápida do planeta, com mil palavras por segundo.  

A startup tem sido a promessa para a entrada da França no mercado de IA e já recebeu elogios do presidente francês, Emmanuel Macron. Segundo reportou o TechCrunch, durante o evento AI Action Summit, que aconteceu em Paris, Macron disse: “Vá e baixe Le Chat, que é feito por Mistral, em vez do ChatGPT, da OpenAI”. 

A expectativa é de que a Mistral torne a Europa mais competitiva na corrida pela IA em relação aos Estados Unidos e à China.

Mistral e DeepSeek

Com o estrondo provocado pelo lançamento do modelo R1 da startup DeepSeek, a capacidade da Mistral em ser bem sucedida foi posto em xeque. A companhia tinha a mesma proposta da DeepSeek de produzir um modelo de de código aberto com menos recursos do que os das big techs estadunidenses, mas chegou depois da chinesa. 

Na época, porém, a companhia argumentou que podia se beneficiar da inovação da DeepSeek e que o sucesso da chinesa validava a tese de que era possível construir IA avançada com menos recursos. 

Recentemente, a startup lançou um modelo de IA chamado Mistral Saba com o objetivo de oferecer respostas mais precisas e naturais em árabe. Com isso, a empresa espera atender mercados que buscam uma alternativa aos modelos da China e dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialFrançaStartups

Mais de Inteligência Artificial

Diretor da Nvidia diz que IA está remodelando todas as indústrias

Cognition adquire rival Windsurf para ampliar presença em mercado de programação com IA

Google expande NotebookLM com notícias da The Economist e The Atlantic

O que são os 'dark channels' e por que estão na mira da Meta e YouTube?