IA da Microsoft: adoção crescente no Brasil com foco em soluções locais e infraestrutura nacional (Leandro Fonseca/Exame)
Agência de notícias
Publicado em 28 de maio de 2025 às 11h44.
Grandes empresas brasileiras estão demonstrando usos significativos das principais tecnologias de IA da Microsoft, sinalizando uma rápida adoção futura, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.
O relatório ISG Provider Lens™ Microsoft AI and Cloud Ecosystem de 2025 para o Brasil constata que o país está bem posicionado para adotar a estratégia de IA da empresa por meio de seus componentes Copilot, Copilot Devices e pilha de IA. A Microsoft possui uma forte presença e um ecossistema maduro de parceiros no Brasil, complementados por uma robusta infraestrutura nacional de TI.
“A Microsoft está levando a IA para o futuro, da especulação às aplicações práticas”, disse Bill Huber, sócio de plataformas e soluções digitais da ISG. “Empresas e parceiros do ecossistema no Brasil estão ajudando a transformar essa visão em realidade.”
O Brasil está se beneficiando da estratégia global da Microsoft de investir em mercados emergentes, com a empresa expandindo recentemente seus data centers no país, afirma o relatório. O rápido crescimento do setor de tecnologia e a importância econômica do Brasil na América Latina tornam o país um local propício para iniciativas significativas de IA.
Com base nas lições aprendidas em países como a Índia, há um forte potencial de IA em setores como agronegócio, serviços financeiros e saúde.
O ISG espera uma adoção crescente de soluções baseadas em IA no Brasil por grandes empresas e setores tecnologicamente avançados no curto prazo, seguidas por empresas de médio porte que usam ferramentas Copilot no médio prazo e, possivelmente, uma transformação dos negócios brasileiros no longo prazo.
Espera-se que as organizações no Brasil utilizem os recursos do Copilot como uma interface universal de IA para gerar impactos significativos nos negócios por meio da adaptação linguística e cultural. Ao usar o Copilot para realizar processamento de linguagem natural em português brasileiro e compreender contextos culturais únicos, as empresas podem mudar a forma como os usuários interagem com a tecnologia e obter uma vantagem competitiva significativa.
Algumas grandes empresas já utilizam o Copilot para otimizar processos específicos do Brasil, incluindo atendimento ao cliente, conformidade regulatória automatizada e gerenciamento de projetos adaptado à cultura local.
No clima tropical do Brasil, algumas grandes empresas recorreram aos data centers locais da Microsoft para processamento de IA, pois operam com energia renovável e utilizam novas tecnologias de resfriamento, afirma o relatório. A estratégia de dispositivos híbridos da Microsoft, que permite o uso de PCs com unidades de processamento neural (NPUs) integradas, provavelmente será importante para o uso da IA no Brasil, onde a infraestrutura de internet é distribuída de forma desigual.
“A IA tem um potencial significativo para ajudar as empresas a prosperar na cultura, infraestrutura e ambiente regulatório únicos do Brasil”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research.
O relatório também examina outras tendências relacionadas à Microsoft no Brasil, incluindo uma comunidade de desenvolvedores do GitHub em rápido crescimento e o foco crescente dos fornecedores em soluções verticais do setor.
O ISG Provider Lens™ Microsoft AI and Cloud Ecosystem de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 45 fornecedores em seis quadrantes, destacando líderes como Brasoftware, Kumulus, TIVIT, SoftwareOne, Accenture, Dedalus, entre outros.
Na área de experiência do cliente, a HCLTech foi nomeada ISG CX Star Performer global em 2024 entre os fornecedores do ecossistema Microsoft.