Inteligência Artificial

Asus anuncia portfólio de notebooks com IA da Microsoft

Copilot+, anunciado recentemente pela empresa de Satya Nadella, estará disponível em três linhas de notebooks Asus

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 3 de junho de 2024 às 11h11.

Última atualização em 3 de junho de 2024 às 11h36.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A Asus acaba de oficialmente lançar uma nova linha de notebooks com Copilot+, assistente de IA da Microsoft que fica disponível no software do Windows. Agora, o recurso de inteligência artificial está disponível nas linhas ProArt, Zenbook e Vivobook, indicando que a gigante taiwanesa também vai se aventurar no mercado de IA — mas, pelo menos por enquanto, apostando na tecnologia de outras big techs, como a de Satya Nadella.

A Asus dividiu os anúncios em três públicos: para criadores de conteúdo, gamers e todo mundo. Para o primeiro grupo, são três novos modelos ProArt com ferramentas como DialPad e aplicativos alimentados por IA, com dois sendo equipados com o processador AMD Ryzen™ AI 300 e a GPU NVIDIA GeForce RTX 4070.

Já os entusiastas de design e tecnologia podem se preparar para o novo Zenbook S 16 (UM5606). Este notebook ultraportátil de 16 polegadas, com apenas 1,1 cm de espessura, apresenta o processador AMD Ryzen™ AI 300.

Além disso, a Asus anunciou novos modelos na linha TUF Gaming: o TUF Gaming A14 e o TUF Gaming A16. Com novos designs mais finos, eles utilizam os processadores AMD Ryzen™ 9 HX 370 e GPUs NVIDIA dedicadas. Esses notebooks são ideais para gamers que precisam de desempenho robusto e durabilidade.

Destaque para o Vivobook

O Vivobook S 15 (S5507) foi anunciado como o primeiro PC Copilot+ da Asus durante a Computex, evento de tecnologia realizado em junho deste ano. Este notebook elegante e alimentado por IA utiliza a plataforma Snapdragon X Elite.

Outros modelos da linha Vivobook também receberam atualizações com o processador AMD Ryzen™ AI 300, incluindo o Vivobook S14 de 14 polegadas (M5406), o Vivobook S 15 de 15,6 polegadas (M5506) e o Vivobook S de 16 polegadas (M5606).

Os recursos de IA do Windows, como o Recall e o Cocreator no Paint, estarão disponíveis no Vivobook S 15 a partir de 18 de junho, com uma atualização gratuita para as experiências de PC Copilot+ chegando a todos os modelos.

As principais novidades da Asus

  • IA para criadores: notebooks da linha ASUS ProArt com os mais recentes processadores AMD Ryzen™ AI 300 e processadores Snapdragon® X Elite. Exclusivos aplicativos StoryCube e MuseTree
  • IA para notebooks ultrafinos: ASUS Zenbook S 16 ultrafino com tampa Ceralumínio™, o mais recente processador AMD Ryzen™ AI 300, com sistema de arrefecimento avançado para suportar TDP de 28W num chassi de apenas 1,1 cm de espessura;
  • IA para jogos: novo notebook ASUS TUF Gaming A14 e TUF Gaming A16 com novos processadores AMD Ryzen™ AI 300 e design ultraportátil;
  • IA para todos: novo ASUS Vivobook S 15 é o primeiro notebook Copilot+ da ASUS. Os novos modelos Vivobook S 14 e S 16 agora contam com processador AMD Ryzen™ AI 300.

O que é o Copilot+?

Da Microsoft, o Copilot+ é um assistente de inteligência artificial (IA) capaz de controlar diferentes ferramentas dentro do Windows 11.

O exemplo de maior destaque é o Recall, que transforma as atividades do usuário em um grande arquivo de ações. A ferramenta turbina o Windows para que ele consiga criar associações com imagens, textos, vídeos e áudios com o uso de 40 modelos de linguagem em larga escala.

Os laptops Copilot+PC terão requisitos específicos de hardware para garantir o desempenho prometido pela Microsoft. Eles devem possuir, no mínimo, um SSD de 256GB, um processador neural (NPU) integrado e 16GB de RAM — o dobro da capacidade inicial do MacBook Air. Os modelos com chips X Series, da Qualcomm, prometem até 15 horas de navegação na web.

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftNotebooks

Mais de Inteligência Artificial

Lionsgate fecha acordo com Runway para uso de IA na produção de filmes

Data centers que alimentam IA viram vilões ambientais nos EUA

YouTube terá vídeos feitos por IA no Shorts e nova oferta de ferramentas para criadores

IA trará desafios para o mercado de trabalho no Brasil, diz Deloitte