Inteligência Artificial

Apple lança prévia de sua integração com o ChatGPT

Parceria entre as duas empresas pode ter gerado 'climão' com Microsoft, investidora de primeira hora da startup

O Apple Intelligence vai integrar todo o ecossistema de IA dos dispositivos

O Apple Intelligence vai integrar todo o ecossistema de IA dos dispositivos

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 09h18.

A Apple lançou na quarta-feira uma versão beta de uma série de recursos do Apple Intelligence, incluindo sua tão esperada integração com o ChatGPT.

A empresa tenta recuperar o tempo perdido no campo da IA. Investidores aguardam que os novos recursos estimulem uma onda de atualizações em iPhones antigos, já que as ferramentas estão disponíveis apenas nos dispositivos mais novos.

O Apple Intelligence terá lançamento oficial na próxima semana, junto do iOS 18. Nesse último lote de recursos está incluído em uma versão beta do iOS 18.2 para desenvolvedores de software, segundo a CNBC.

A prévia incluída no iOS 18.2 contém:

  • Novas habilidades para descrever como o usuário deseja que o Apple Intelligence reescreva um pedaço de texto
  • Genmoji, gerador de imagens da Apple para novos emojis.
  • Image Playground, gerador de imagens de IA da Apple.
  • Image Wand, um recurso que permite aos usuários remover objetos ou distrações de fotos.
  • Integração com o ChatGPT da OpenAI.

A tão esperada capacidade da Siri de realizar ações dentro de aplicativos não está incluída nesta atualização

Integração com o ChatGPT

Em junho, a Apple anunciou sua integração com o ChatGPT. Embora a Apple Intelligence e a Siri dependam principalmente dos chips da Apple dentro de seus dispositivos, a empresa disse na época que, para problemas ou perguntas mais sofisticados, os usuários podem obter respostas do chatbot da OpenAI.

Na conferência de desenvolvedores da empresa, a Apple mostrou como a integração do ChatGPT funcionará. Quando a Siri recebe uma pergunta que ela identifica como sendo uma pergunta melhor para o ChatGPT, ela pede permissão ao usuário para perguntar ao ChatGPT. O usuário não precisa de uma conta OpenAI. Os usuários também poderão usar o ChatGPT em campos de texto para gerar texto.

O ChatGPT também será usado em parte de um recurso que a Apple chama de Visual Intelligence, onde a câmera do telefone pode identificar texto ou objetos e até mesmo traduzir placas em tempo real.

A parceria entre as duas empresas foi um golpe para a OpenAI, que agora está avaliada em US$ 157 bilhões após um financiamento anunciado no início deste mês.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, foi visto no campus da Apple quando a integração foi anunciada. Isso aconteceu depois que a Microsoft iniciou uma integração profunda com modelos OpenAI em seus produtos, de acordo com a CNBC.

No entanto, nem a Apple nem a OpenAI comentaram publicamente sobre os detalhes financeiros da parceria, e a Apple não foi uma investidora na rodada de arrecadação de fundos da OpenAI. Os executivos da Apple também sugeriram que outros modelos de IA, como os do Google, também podem se integrar ao Apple Intelligence no futuro.

Acompanhe tudo sobre:AppleChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa

Musk acusa OpenAI de tentar 'monopolizar' mercado de IA

CEO da Nvidia teve chance de comprar empresa no passado — mas recusou