Inteligência Artificial

Apple anuncia contratação de 20 mil funcionários em meio a novas tarifas dos EUA

Empresa destinará US$ 500 bilhões a investimentos nos próximos quatro anos para tornar a produção mais americana

Tim Cook, CEO da Apple: anúncio do investimento vem alguns dias após Trump se encontrar com Cook e anunciar que a Apple iria investir centenas de bilhões de dólares localmente ((Karl Mondon/Digital First Media/The Mercury News/Getty Images)

Tim Cook, CEO da Apple: anúncio do investimento vem alguns dias após Trump se encontrar com Cook e anunciar que a Apple iria investir centenas de bilhões de dólares localmente ((Karl Mondon/Digital First Media/The Mercury News/Getty Images)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 10h29.

Tudo sobreApple
Saiba mais

A Apple anunciou nesta segunda-feira, 254, que irá contratar 20 mil pessoas nos próximos quatro anos, a maior parte delas focada em P&D, engenharia de silício, desenvolvimento de software, machine learning e inteligência artificial. O aporte ocorre em um cenário de taxação de bens da China em 10% pelo governo dos Estados Unidos de Donald Trump. As tarifas começaram a valer em fevereiro deste ano.

O anúncio veio alguns dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,se encontrou com o CEO da Apple, Tim Cook. Após o encontro, Trump disse que a Apple iria investir centenas de bilhões de dólares, segundo a Bloomberg, e deu a entender que a companhia investiria dentro do país por não querer pagar 10% de taxa nos itens chineses. Hoje, boa parte da produção dos iPhones e de outros produtos da Apple ocorre na China.

A contratação das 20 mil pessoas faz parte de um pacote de investimento de US$ 500 bilhões nos próximos quatro anos, que irá englobar expansão de equipes e estabelecimentos nos estados de Michigan, Texas, Califórnia, Arizona, Nevada, Iowa, Oregon, Carolina do Norte e Washington.

Em sua conta na rede social Truth Social, Trump escreveu que a companhia tem fé no que o governo está fazendo. "Apple acabou de anunciar um investimento recorde de 500 bilhões de dólares nos Estados Unidos da América. A razão, fé no que estamos fazendo, sem o qual, eles não estariam investindo dez centavos. Obrigado Tim Cook e Apple!!!".

Durante o primeiro governo Trump, Cook conseguiu dissuadir o então presidente a não taxar produtos estrangeiros, argumentando que isso ajudaria concorrentes como a Samsung, diz a Bloomberg. A empresa também anunciou investimentos durante o primeiro mandato de Trump. Agora, a Apple segue uma estratégia similar a que manteve na época e faz anúncios estratégicos que vão de encontro às vontades do presidente.

Acompanhe tudo sobre:AppleDonald TrumpTim CookChinaTarifas

Mais de Inteligência Artificial

Novo pacto com a OpenAI aproxima taiwanesa Foxconn do núcleo da infraestrutura de IA dos EUA

Fox News contrata Palantir para otimizar redação com IA

TikTok vai permitir controle de conteúdo gerado com IA no feed

Apple resiste à correção das big techs com ajuda do iPhone 17