Inteligência Artificial

Anthropic lança modo voz para chatbot Claude

Nova função permite conversas faladas completas no app, com múltiplas vozes e integração limitada para assinantes pagos

Anthropic: A empresa de tecnologia é a criadora do modelo de linguagem Claude, concorrente do ChatGPT (Smith Collection/Gado/Getty Images)

Anthropic: A empresa de tecnologia é a criadora do modelo de linguagem Claude, concorrente do ChatGPT (Smith Collection/Gado/Getty Images)

Publicado em 28 de maio de 2025 às 06h43.

A Anthropic começou a disponibilizar o modo voz para seus aplicativos do chatbot Claude, ainda em fase beta.

A novidade permite que os usuários mantenham conversas inteiramente orais com o assistente, recebendo respostas em áudio enquanto acompanham, simultaneamente, um resumo dos principais pontos da conversa na tela.

De acordo com a Anthropic, o recurso está sendo lançado inicialmente em inglês e será liberado progressivamente para os usuários nas próximas semanas. Já há relatos de pessoas que acessaram o modo voz, utilizando o modelo Claude Sonnet 4 como base para essa função.

Em entrevista ao Financial Times, em março, Mike Krieger, diretor de produto da Anthropic, confirmou que a empresa estava desenvolvendo o modo voz. Ele também mencionou negociações com a Amazon — que é investidora e parceira da Anthropic — e com a startup ElevenLabs, especializada em tecnologias de voz, para futuras melhorias no sistema, embora não tenha detalhado se essas parcerias avançaram.

O modo voz foi criado para facilitar o uso do Claude em situações nas quais o usuário está com as mãos ocupadas. Além do áudio, o aplicativo oferece transcrição da conversa e um resumo do diálogo, permitindo que o usuário alterne rapidamente entre texto e voz.

Outras companhias no setor de inteligência artificial, como OpenAI, Google (com o Gemini Live) e xAI (com o Voice Mode para Grok), também disponibilizam experiências similares que combinam chat e voz.

Na versão da Anthropic, é possível interagir com documentos e imagens, além de escolher entre cinco opções diferentes de voz para a fala do chatbot. Contudo, as interações via voz estão sujeitas ao limite de uso padrão, com uma expectativa média de 20 a 30 trocas para usuários da versão gratuita.

Usuários que assinam o Claude em planos pagos têm acesso à integração com o Google Workspace, permitindo que o modo voz acesse compromissos do Google Calendar e e-mails do Gmail. A conexão com o Google Docs está disponível apenas para clientes empresariais.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialTecnologiaApps

Mais de Inteligência Artificial

Meta anuncia supercluster de IA para 2026 e promete investimento bilionário

'Vigilância disfarçada de produtividade': o que Elon Musk está fazendo com os funcionários da xAI?

Jensen Huang diz que EUA não precisam se preocupar com uso militar de produtos da Nvidia pela China

Tim Cook continua como CEO, mas Apple passa por reestruturação na liderança e mudanças internas