Inteligência Artificial

Anthropic lança aplicativo Claude para Android em esforço para competir com ChatGPT

Aplicativo visa atrair mais usuários com acesso gratuito ao modelo de IA Claude 3.5 Sonnet e recursos adicionais para assinantes Pro e Team

O chatbot Claude: o concorrente do ChatGPT criado pela Anthopic  (Getty Images)

O chatbot Claude: o concorrente do ChatGPT criado pela Anthopic (Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 16 de julho de 2024 às 15h36.

Última atualização em 16 de julho de 2024 às 15h42.

A Anthropic lançou na terça-feira, 16, seu aplicativo Claude para Android, trazendo seu chatbot de IA para mais usuários. Este é o mais recente esforço da empresa para convencer os usuários a abandonar o ChatGPT, tornando o Claude disponível em mais plataformas.

O aplicativo Claude para Android funcionará da mesma forma que a versão para iOS lançada em maio, incluindo acesso gratuito ao melhor modelo de IA da Anthropic, o Claude 3.5 Sonnet , juntamente com planos aprimorados através das assinaturas Pro e Team da Anthropic.

Os usuários poderão sincronizar suas conversas com Claude entre dispositivos e carregar fotos ou arquivos no aplicativo para análise de imagem em tempo real. O aplicativo Claude para Android também inclui tradução de idiomas em tempo real, recurso que a Anthropic espera ser um motivo convincente para as pessoas utilizarem o aplicativo.

Além disso, o aplicativo permite que clientes empresariais acessem suas contas Claude em dispositivos móveis.

Embora a Anthropic afirme que seus modelos de IA estão tecnicamente no mesmo nível das ofertas da OpenAI e do Google, a startup tem enfrentado dificuldades para ganhar tração com os consumidores .

O aplicativo Claude para iOS teve uma recepção morna durante seu lançamento há dois meses, com 157.000 downloads globais totais durante sua primeira semana no mercado, em comparação com os 480.000 downloads do aplicativo ChatGPT para iOS nos primeiros cinco dias .

A eficácia dessa estratégia dependerá, em grande parte, de como os consumidores irão adotar e utilizar o aplicativo Claude em comparação com alternativas já estabelecidas no mercado.

Os principais laboratórios de IA no mundo

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

IA generativa recorre a livros para crescer

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa