Inteligência Artificial

Alibaba abre código de sua IA de vídeos Wan 2.1

Gigante investe US$ 53 bilhões em inteligência artificial para recuperar protagonismo tecnológico

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 26 de fevereiro de 2025 às 10h08.

Última atualização em 26 de fevereiro de 2025 às 10h09.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais
O grupo Alibaba anunciou nesta quarta-feira, 26, que irá tornar o código da sua inteligência artificial de vídeos Wan 2.1 aberto. 

O lançamento da versão pública vem em um contexto de crescente competição na indústria de inteligência artificial da China. A startup chinesa DeepSeek conseguiu atenção mundial ao lançar uma IA de ponta em código aberto com menos recursos do que concorrentes dos Estados Unidos, como OpenAI

O Alibaba lançou sua primeira IA de geração de vídeo em janeiro deste ano, chamada de Wanx 2.1, dizendo que a ferramenta se destaca na geração de visuais realistas, melhorar qualidade dos pixels, seguir leis físicas e otimizar a exatidão na execução de instruções. A companhia também pretende lançar seu modelo QwQ-Max em código aberto em breve, segundo a Reuters.

Após perder espaço no e-commerce, já que sua participação no mercado caiu de 80% em 2017 para 37% em 2023, a companhia direcionou seus esforços para IA.

O grupo anunciou investimento de US$  53 bilhões em inteligência artificial e computação em nuvem nos próximos três anos. O aporte tem o intuito de "reforçar o compromisso (do Alibaba) com a inovação tecnológica a longo prazo (...) e destaca o foco da empresa no crescimento impulsionado pela IA”.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialAlibabaChina

Mais de Inteligência Artificial

OpenAI estaria interessada em comprar navegador Chrome do Google, diz diretor do ChatGPT

Dizer 'obrigada' e 'por favor' para o ChatGPT pode custar caro; entenda

Novos modelos de IA da OpenAI têm mais 'alucinações' que os anteriores; entenda

Autenticidade em crise: a inteligência artificial vai roubar a nossa identidade?