Inteligência Artificial

Ações da Samsung sobem após Nvidia 'analisar' chips da empresa

Samsung espera aumentar em pelo menos três vezes o fornecimento de chips mais avançados em 2024

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de junho de 2024 às 07h42.

As ações da Samsung subiram nesta quarta-feira depois que a Nvidia disse que está trabalhando para certificar os chips de memória da companhia, um passo fundamental que permitiria à empresa coreana capitalizar a crescente demanda por tecnologias de IA.

As ações subiram até 3,6% nas negociações desta manhã em Seul. Os papéis da gigante sul-coreana haviam caído 4% desde janeiro antes dessa valorização recente, segundo a Bloomberg.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse a repórteres na terça-feira que sua empresa estava examinando os chamados chips HBM que a Samsung e a Micron Technology oferecem. O endosso da Nvidia é necessário antes que qualquer uma delas possa competir diretamente com a SK Hynix , cujo preço das ações disparou desde que começou a fornecer à Nvidia HBM3 e chips HBM3e mais avançados.

A Samsung ficou trás de sua rival menor nesse mercado, que experimentou um crescimento explosivo nos últimos anos principalmente para treinar modelos de inteligência artificial, como o ChatGPT. Embora a Samsung não tenha falhado em nenhum teste de qualificação, seu produto HBM precisava de mais trabalho de engenharia, disse Huang.

Os investidores estão preocupados com a resposta da Samsung à SK Hynix, que recentemente anunciou seu crescimento mais rápido em receitas desde 2010. Questões internas da Samsung, como a recente substituição do chefe da sua divisão de semicondutores, podem ter atrapalhado seu caminho até aqui nesse setor.

Segundo a Bloomberg, a capacidade de produção da SK Hynix para esses chips está quase totalmente comprometida até o próximo ano, o que pode levar a Nvidia a procurar um fornecedor alternativo forte, como a Samsung.

A companhia, que é a maior produtora mundial de chips de memória, planeja uma produção em massa de novas versões de seu HBM3E no segundo semestre.

A empresa espera que o seu fornecimento de HBM aumente pelo menos três vezes em 2024 em comparação com o ano passado. A Samsung trabalha com a Advanced Micro Devices, que compete com a Nvidia em chips de IA.

Acompanhe tudo sobre:SamsungChipsNvidia

Mais de Inteligência Artificial

Lionsgate fecha acordo com Runway para uso de IA na produção de filmes

Data centers que alimentam IA viram vilões ambientais nos EUA

YouTube terá vídeos feitos por IA no Shorts e nova oferta de ferramentas para criadores

IA trará desafios para o mercado de trabalho no Brasil, diz Deloitte