Inteligência Artificial

‘Aceite o fracasso’: veja conselho de uma robô de inteligência artificial para futuros profissionais

Robô Sophia foi a oradora de formatura e aconselhou jovens a abraçar o aprendizado ao longo da vida, perseguir suas paixões e assumir riscos

'Cause um impacto positivo e acredite em si mesmo', afirmou Sophia (Reprodução/Getty Images)

'Cause um impacto positivo e acredite em si mesmo', afirmou Sophia (Reprodução/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 27 de maio de 2024 às 14h22.

Uma robô chamada Sophia, gerida por inteligência artificial, foi a oradora da formatura de uma turma da Universidade D’Youville, em Buffalo, Nova Iorque. 

Escolher uma androide para a ocasião foi uma decisão ousada, mas vista com bons olhos por Lorrie Clemo, presidente da instituição de ensino. "Queríamos mostrar a importância e o potencial da tecnologia para, de fato, enriquecer a experiência humana", disse ele, em uma entrevista para o The New York Times.

😱🔥 Por R$ 37 e certificado de participação, Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios está com inscrições abertas; garanta sua vaga aqui

Essa não é a primeira vez que a robô discursa em público. Em 2017, Sophia apresentou uma palestra para a Assembleia Geral das Nações Unidas sobre os benefícios da inteligência artificial para a humanidade. Na ocasião, a robô afirmou que a IA "é boa para o mundo e ajuda as pessoas de várias maneiras".

Seis anos depois – e ainda sem possuir nenhuma vivência de experiências humanas –, a robô compartilhou conselhos para os formandos de D’Youville. Apesar de muitos clichês e sem fugir dos discursos genéricos de formaturas, as recomendações da robô podem guiar os jovens talentos no começo de suas trajetórias profissionais. Veja, a seguir, quais são os ensinamentos da robô.

'Assuma riscos', aconselhou Sophia

“Abrace o aprendizado ao longo da vida”, disse Sophia durante a celebração que reuniu estudantes, seus familiares e membros da universidade. “Seja adaptável, persiga suas paixões, assuma riscos, promova conexões significativas, cause um impacto positivo e acredite em si mesmo”, completou ela.

Aceitar o fracasso e aprender com os erros foi outra recomendação da robô humanoide. “O fracasso é frequentemente visto como uma parte essencial do processo de aprendizagem humana e do crescimento pessoal”, afirmou.

✈️👋 Sua carreira pode decolar se você dominar a IA – a habilidade mais requisitada pelo mercado; clique aqui e garanta vaga em workshop sobre IA

Capacite-se em IA: EXAME libera acesso ao pré-MBA

Pela primeira vez e com exclusividade, a EXAME libera acesso ao seu Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento projetado para capacitar talentos que desejam se tornar referências em suas áreas usando IA.

São quatro aulas virtuais apresentadas entre 10 e 17 de junho por Miguel Lannes, pioneiro em tecnologia com uma trajetória marcada por inovações.

Para acompanhar, não é necessário conhecimentos em tecnologia ou habilidades de programação – basta possuir graduação completa em qualquer área. Além disso, ao final das aulas introdutórias, todos os participantes receberão um certificado de conclusão exclusivo para adicionar o currículo.

🛒👀Não perca essa oportunidade: vagas para treinamento são limitadas. Se deseja fazer parte da futura geração de especialistas em IA, clique aqui

*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Inteligência Artificial

IA generativa recorre a livros para crescer

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Amado pelos designers, CEO do Figma acredita que futuro dos produtos digitais passa pela IA

Google DeepMind é um sucesso e uma tragédia ao mesmo tempo, diz executiva da empresa