Inteligência Artificial

A nova aposta de Sam Altman: fabricar os próprios chips para o ChatGPT

O plano, ainda em avaliação, pode ser crucial para enfrentar a crescente demanda e os custos de chips de IA

Sam Altman: CEO da OpenAI (JOEL SAGET/Getty Images)

Sam Altman: CEO da OpenAI (JOEL SAGET/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 6 de outubro de 2023 às 17h05.

Última atualização em 6 de outubro de 2023 às 17h21.

A OpenAI, reconhecida pelo desenvolvimento do ChatGPT, sob o comando de Sam Altman, estuda a possibilidade de fabricar seus próprios chips de inteligência artificial (IA). Fontes próximas à empresa revelaram que a organização avalia potenciais aquisições no setor para se tornar independente na área.

Desde o último ano, a OpenAI analisa alternativas para enfrentar a limitação de chips especializados de IA. Entre as estratégias consideradas, além da fabricação de um chip próprio, parcerias com fabricantes, incluindo a Nvidia, e a diversificação de fornecedores.

No entando, Sam Altman prioriza a aquisição de mais chips por enquanto, ainda que sinta o peso de um mercado majoritariamente dominado pela Nvidia, e que trabalha com uma margem baseada na falta de competidores.

Desde 2020, a OpenAI tem utilizado um supercomputador construído pela Microsoft, um de seus principais apoiadores, equipado com 10 mil unidades de processamento gráfico da Nvidia.

O custo para operar o ChatGPT é significativo: cada busca tem o valor aproximado de 4 centavos. Caso as consultas ao ChatGPT alcancem 10% do volume da pesquisa do Google, seriam necessários grandes investimentos em GPUs e chips anualmente.

Empresas de tecnologia, como Google e Amazon, já iniciaram esforços para desenvolver seus próprios chips de IA. Se a OpenAI decidir seguir essa trajetória, enfrentará desafios significativos e altos investimentos.

A aquisição de uma empresa de chips poderia acelerar esse processo, semelhante ao que a Amazon fez com a Annapurna Labs em 2015.

Acompanhe tudo sobre:OpenAISam AltmanChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

Influencers criadas por IA fazem conteúdo adulto para concorrente do OnlyFans

Banco espanhol BBVA atinge marca de 3,300 bots no ChatGPT

Em 12 meses, Sequoia Capital consegue valorizar fundo para startups em 24,6%

IA generativa recorre a livros para crescer