Inteligência Artificial

3 truques para fazer os chatbots de IA trabalharem por você

A engenharia de prompt pode transformar a IA em sua maior aliada no trabalho

Deixe de lado a conversa superficial com a IA e aprenda as técnicas de comando que impulsionam resultados (Getty Images). (Getty Images)

Deixe de lado a conversa superficial com a IA e aprenda as técnicas de comando que impulsionam resultados (Getty Images). (Getty Images)

Ana Dayse
Ana Dayse

Colaboradora

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 18h05.

Com a adoção de IA em alta, conhecer as técnicas certas para interagir com chatbots pode ser um diferencial no mercado de trabalho.
De acordo com a empresa de consultoria Deloitte, 58% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em suas rotinas. Para surfar essa onda e maximizar a produtividade, a chave está em saber como "conversar" com essas ferramentas. 

1. Dê um papel e contexto à IA

A cada vez que você é mais específico sobre o que espera da IA, melhor seus resultados serão.

Por isso, em vez de pedir para "escrever um e-mail", seja mais específico e dê à IA uma persona e o contexto da tarefa. Por exemplo: "Aja como um gerente de projetos experiente e redija um e-mail para a equipe, comunicando a mudança no prazo do projeto X. Use um tom de voz motivacional e inclua as novas datas".
Esse método transforma a IA em uma colaboradora especializada, o que garante um resultado muito mais alinhado às suas necessidades.

2. Refine o pedido

O primeiro resultado nem sempre será perfeito, mas não descarte a IA. Use o diálogo para refinar a resposta. Peça para "expandir o terceiro parágrafo", "reescrever de forma mais concisa" ou "ajustar o tom para ser mais formal".
Essa troca de mensagens permite que a IA melhore a qualidade do seu trabalho, o que, com o tempo, economiza o trabalho que seria gasto na revisão manual.

3. Estruture a resposta desejada

Para evitar respostas genéricas e longas, especifique a estrutura que você precisa. Se você precisa de um resumo, peça por "três tópicos principais" ou "um sumário de 200 palavras". Para um roteiro, peça uma "lista de tópicos e sugestões de perguntas".
Essa clareza no pedido ajuda a IA a entregar a informação de maneira organizada e pronta para uso.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

O jeito certo de usar a IA, segundo pesquisadores de Stanford

Vale do Silício em alta: IA dispara contratações e mercado imobiliário

Por que vídeos hiper-realistas de IA criam um problema para Sam Altman?

10% da população adulta mundial já usa o ChatGPT, diz pesquisa