Inteligência Artificial

3 comandos simples para criar ou alterar fotos no Gemini

O Gemini demonstra sua potência como editor de imagens. Detalhamos o prompt ideal para transformar seu pet ou combinar fotos

Com a integração do Nano Banana, o Gemini 2.5 Flash Image do Google melhora a criação e edição de fotos (Getty Images). (Getty Images)

Com a integração do Nano Banana, o Gemini 2.5 Flash Image do Google melhora a criação e edição de fotos (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 13h42.

O Gemini, ferramenta de inteligência artificial do Google, melhorou significativamente sua capacidade de criação e edição de fotos. O aprimoramento deve-se à integração recente do Nano Banana — o gerador e editor de imagens da empresa — ao novo Gemini 2.5 Flash Image. O resultado é a possibilidade de criar imagens mais detalhadas através do Google AI Studio ou do Gemini App.

Embora alguns profissionais sugiram a fotografia tradicional, a ferramenta oferece resultados interessantes para quem busca a criação de imagens digitais.

  1. Combinar duas fotos: o Gemini possui uma capacidade robusta de transpor elementos de uma foto para outra. É possível fundir objetos ou cenas. Exemplo de comando: "Combine estas duas fotos: [descreva a primeira foto] e [descreva a segunda foto]. Faça com que pareçam uma única imagem real";
  2. Adicionar elementos ao fundo: a IA se destaca na adição de novos detalhes a imagens existentes. Para obter resultados fotorrealistas, é recomendável incluir no comando a especificação de como o elemento deve parecer. Um exemplo de prompt para chuva seria: "Adicione chuva facilmente visível que pareça fotorrealista";
  3. Transformar fotos de animais de estimação: o Google demonstrou a capacidade de criatividade do Gemini. O comando pode solicitar a recriação da imagem de um animal de estimação em um estilo artístico ou de jogo. Exemplo de comando: "Recrie este gato como um [alteração desejada] coloque um fundo de [efeito desejado]".

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

O que o recente Nobel de Economia ensina sobre a inteligência artificial?

Walmart lança 'Sparky' para competir com assistente da Amazon e OpenAI

Primeiro no Brasil: WhatsApp ganha função de resumo de mensagens com IA

IA da OpenAI encurta semanas de trabalho humano para horas