Inovação

Virgin Hyperloop mostra sistema de transporte em tubo de alta velocidade; veja vídeo

O sistema pode substituir voos mais curtos ou viagens longas de carro ou transporte público

Hyperloop: o sistema de transporte deve alcançar 1.127 quilômetros por hora (Virgin Hyperloop/Divulgação)

Hyperloop: o sistema de transporte deve alcançar 1.127 quilômetros por hora (Virgin Hyperloop/Divulgação)

LP

Laura Pancini

Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 14h10.

Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 16h26.

A empresa de tecnologia de transporte Virgin Hyperloop publicou uma renderização animada de seu sistema de transporte em tubo de alta velocidade, que deve levar passageiros até seus destinos a 1.127 quilômetros por hora. 

O sistema Hyperloop terá cápsulas flutuantes que usam ímãs e um motor elétrico para viajar por um longo tubo. Até 28 passageiros cabem em cada cápsula, que oferece cadeiras espaçosas, carregadores sem fio para smartphones e informações sobre a hora de chegada na estação.

Cada cápsula consegue viajar uma atrás da outra pelo tubo em milissegundos, o que possibilita o transporte de milhares de pessoas por hora. Uma pista de teste está sendo construída no estado de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, e há discussões sobre construções de terminais nos estados de Washington, Missouri, Carolina do Norte, Ohio e Texas.

"Embora os preços das passagens variem dependendo da rota exata, um estudo recente em Ohio descobriu que as tarifas do Hyperloop seriam mais semelhantes ao custo de dirigir, em vez de voar", diz a empresa em comunicado. O sistema pode acabar substituindo voos curtos ou viagens longas de carro.

"É simples. Se não for acessível, as pessoas não o usarão ”, afirma Jay Walder, presidente executivo da Virgin Hyperloop. “O transporte diário de alta velocidade atualmente não é viável para a maioria das pessoas, mas queremos mudar essa noção. Imagine ser capaz de se deslocar em minutos entre cidades que atualmente estão separadas por horas de viagem."

A empresa pretende obter a certificação de segurança até 2025 e o primeiro sistema Hylerloop deve ficar pronto em 2030. Os testes continuarão até lá, mas manterão uma velocidade de 160 quilômetros por hora.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/-zSWagCyWio

Acompanhe tudo sobre:Transportes

Mais de Inovação

A revolução silenciosa das EdTechs

Tudo em um só lugar: de olho na experiência do usuário, EXAME apresenta nova homepage

Conheça a iniciativa premiada pela ONU por levar eficiência energética a hospitais

Projetos de arquitetura sustentável geram impacto e ditam tendências