Inovação

Com Hyundai, rede de bases para táxis aéreos planeja chegar a 65 cidades

A empresa de infraestrutura Urban-Air Port fez parceria com a montadora sul-coreana, que está desenvolvendo um veículo de pouso e decolagem vertical

Este táxi voador da Hyundai, exibido em 7 de janeiro de 2020, foi projetado para o próximo serviço de viagens aéreas urbanas do Uber Elevate (ROBYN BECK/AFP/Getty Images)

Este táxi voador da Hyundai, exibido em 7 de janeiro de 2020, foi projetado para o próximo serviço de viagens aéreas urbanas do Uber Elevate (ROBYN BECK/AFP/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 18 de setembro de 2021 às 13h00.

Uma rede de bases para táxis aéreos planeja alcançar 65 cidades por meio de uma parceria entre a empresa de infraestrutura Urban-Air Port e a montadora sul-coreana Hyundai, que está desenvolvendo um veículo de pouso e decolagem vertical.

As bases estão planejadas no Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Escandinávia, Austrália, Coreia do Sul e Sudeste Asiático, disseram as empresas em comunicado na quinta-feira. Uma primeira base em Coventry, Inglaterra, deve ser inaugurada no início de 2022.

A Urban-Air Port afirma ser a única empresa focada exclusivamente na construção de redes para operar táxis aéreos e drones de carga. Só neste ano, US$ 150 milhões foram gastos em infraestrutura física em comparação com US$ 5 bilhões investidos em veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs, na sigla em inglês) por startups como Joby Aviation e Lilium.

“O setor está em alta e sabemos que um futuro com veículos elétricos aéreos e drones nas cidades será realidade em breve, mas não pode acontecer se não tivermos a infraestrutura terrestre e aérea”, disse no comunicado o fundador e presidente executivo do conselho da Urban-Air Port, Ricky Sandhu.

Depois da base em Coventry, os próximos centros serão em outra cidade na região central da Inglaterra e em Los Angeles, disse um porta-voz da empresa com sede no Reino Unido. O hub de Londres será construído em alguma área no distrito de varejo West End ou no centro financeiro da cidade, disse.

A Urban-Air Port planeja estabelecer uma rede de mais de 200 instalações de mobilidade elétrica aérea no mundo todo nos próximos cinco anos. Os hubs serão modulares e projetados para se encaixar em áreas urbanas densas e em locais mais remotos, onde o carregamento será fornecido usando células a combustível de hidrogênio.

A base de Coventry, que será chamada de Air-One, terá drones da Malloy Aeronautics e SkyFarer operando rotas para demonstrar a viabilidade de transportar cargas, como suprimentos médicos refrigerados. Enquanto isso, a Safeguard Vertiports desenvolverá um programa de certificação que atenda aos padrões do Reino Unido.

  • Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.
Acompanhe tudo sobre:companhias-aereasHyundaiTáxis

Mais de Inovação

A revolução silenciosa das EdTechs

Tudo em um só lugar: de olho na experiência do usuário, EXAME apresenta nova homepage

Conheça a iniciativa premiada pela ONU por levar eficiência energética a hospitais

Projetos de arquitetura sustentável geram impacto e ditam tendências