Adaptabilidade é uma das softkills mais desejadas pelas empresas atualmente. (syahrir maulana/iStockphoto)
Faculdade EXAME
Publicado em 29 de agosto de 2024 às 16h44.
A adaptabilidade sempre foi um ponto-chave para a humanidade. No atual cenário do mercado de trabalho, essa é uma característica mais do que desejável; é uma necessidade.
As constantes mudanças tecnológicas, econômicas e sociais estão transformando o ambiente profissional em velocidade acelerada. Portanto, compreender a importância da adaptabilidade e aprender a desenvolvê-la é primordial para se destacar e crescer na carreira. Não à toa, essa é uma das softkills mais desejadas pelas empresas atualmente.
Neste texto, vamos explorar por que a adaptabilidade é tão importante e mostrar 5 dicas práticas para aprimorá-la.
Por definição, adaptabilidade é a capacidade de se ajustar a novas situações em um determinado ambiente. Porém, quando falamos sobre essa característica no espaço de trabalho, ela vai muito além da flexibilidade ou de simplesmente seguir o fluxo.
Indivíduos adaptáveis desenvolvem um conjunto de habilidades, processos e estruturas para que possam lidar rapidamente com as situações à medida que surgem. São pessoas capazes de aceitar as mudanças, aprender com elas e ainda perceber os pontos positivos dessa transformação.
Existem dois tipos de adaptabilidade: a proativa e a reativa. A primeira envolve a capacidade do profissional de prever e se preparar para oportunidades e desafios, com base na análise de tendências, dados e sua leitura do ambiente que ocupa. Já na reativa, a adaptação só acontece após a mudança de fato.
É importante ressaltar que, assim como muitas outras habilidades sociocomportamentais, a adaptabilidade é uma competência que pode ser aprendida.
Desenvolver um perfil mais adaptativo pode ser benéfico para todas as áreas da vida, uma vez que indivíduos com essa característica conseguem lidar com situações adversas com mais leveza e paciência.
Listamos cinco ações que podem impulsionar o aprendizado dessa habilidade.
Leia também: O que é lifelong learning?
Mindset: entenda o conceito e como programar sua mente para uma mentalidade de crescimento
A capacidade de se adaptar é um dos traços mais procurados por empregadores na atualidade, uma vez que essa característica permite que os profissionais enfrentem situações desafiadoras com coragem e resiliência, em vez de serem desencorajados pela incerteza.
Isso é particularmente valioso em momentos de crise, quando a capacidade de se ajustar rapidamente pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Além disso, profissionais que podem se adaptar facilmente muitas vezes são mais criativos, pois são capazes de ver problemas de diferentes ângulos e encontrar soluções originais. Por isso, os empregadores estão mais inclinados a promover e investir em funcionários que podem se ajustar às demandas em constante mudança.
Quando o profissional desenvolve a adaptabilidade, ele também:
Lembre-se: em um mundo em constante mudança, a única constante é a necessidade de se adaptar.
Leia também: Soft skills e hard skills: quais as habilidades mais requisitadas pelos recrutadores?