Mundo

Trump diz que está falando com dirigentes do Camboja e da Tailândia sobre cessar-fogo

Uma disputa territorial na fronteira que remonta a várias décadas já deixou pelo menos 33 mortos

"Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", indicou Trump, que está visitando a Escócia, na sua plataforma Truth Social. (Andrew Reynolds/AFP)

"Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", indicou Trump, que está visitando a Escócia, na sua plataforma Truth Social. (Andrew Reynolds/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 26 de julho de 2025 às 14h23.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 26, que estava conversando com os líderes do Camboja e da Tailândia em um esforço para encerrar o conflito na fronteira que já deixou pelo menos 33 mortos.

"Acabei de falar com o primeiro-ministro do Camboja sobre o fim da guerra com a Tailândia", indicou Trump, que está visitando a Escócia, na sua plataforma Truth Social.

"Estou ligando para o primeiro-ministro interino da Tailândia, neste momento, para também solicitar um cessar-fogo e o fim da guerra que está sendo travada atualmente", acrescentou.

Em uma mensagem separada, publicada alguns minutos depois, o republicano elogiou "uma conversa muito boa" com o líder tailandês.

"A Tailândia, como o Camboja, quer um cessar-fogo imediato e PAZ", escreveu novamente o presidente dos EUA.

O número de mortos nos confrontos entre Tailândia e Camboja aumentou neste sábado para 33, enquanto os combates continuam na fronteira entre esses dois reinos do Sudeste Asiático, apesar das autoridades cambojanas terem pedido um "cessar-fogo".

Uma disputa territorial que remonta a várias décadas resultou na quinta-feira em intensos confrontos com o uso de aviões de combate, artilharia, tanques e infantaria, gerando preocupação internacional e levando o Conselho de Segurança da ONU a convocar uma reunião de emergência na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpCambojaTailândiaGuerras

Mais de Mundo

Rússia contorna sanções dos EUA com uma nova criptomoeda, afirmam especialistas

Não há provas de que o Hamas tenha roubado ajuda humanitária da ONU, afirmam militares israelenses

Nasa perde 20% de seus funcionários desde a volta de Trump à presidência

Índia proíbe aplicativos utilizados por milhões de pessoas, mas que você nunca ouviu falar