Tecnologia

SpaceX obtém aprovação dos EUA para aumentar lançamentos do foguete Starship a partir do Texas

Aval da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) permitirá que empresa de Elon Musk eleve de cinco para 25 os lançamentos anuais da nave

SpaceX: Aprovada expansão dos lançamentos do foguete Starship a partir da base no Texas. (Paul Hennessy/Anadolu/Getty Images)

SpaceX: Aprovada expansão dos lançamentos do foguete Starship a partir da base no Texas. (Paul Hennessy/Anadolu/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de maio de 2025 às 19h25.

Tudo sobreTecnologia
Saiba mais

A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, recebeu nesta terça-feira a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos para aumentar de cinco para 25 os lançamentos anuais do foguete Starship a partir de sua base no Texas, representando um impulso significativo para suas ambições.

Após uma revisão ambiental que durou vários anos, a FAA concluiu que o aumento da frequência de lançamentos e pousos não teria impacto ambiental significativo, rejeitando as objeções de grupos civis que alertaram que a iniciativa poderia ameaçar espécies como aves e tartarugas marinhas.

Objeções e impactos ambientais rejeitados

As grandes doações de campanha de Musk e seus laços estreitos com o presidente dos EUA, Donald Trump, levantaram preocupações sobre possíveis conflitos de interesse, especialmente devido à influência do Departamento de Eficiência Governamental (DOG) que ele dirige.

“O objetivo da ação proposta pela SpaceX é fornecer maior capacidade de missão para a NASA e o Departamento de Defesa”, declarou a FAA em seu relatório.

A SpaceX e os programas espaciais dos EUA

As atividades da SpaceX continuariam alinhadas com a expectativa dos EUA de que o aumento da capacidade e a redução dos custos de transporte irão impulsionar a exploração espacial (incluindo os programas Artemis e o Sistema de Aterrissagem Humana), apoiar a segurança nacional dos EUA e tornar os voos a partir da Terra mais acessíveis.

A agência analisou o pedido da SpaceX levando em consideração diversos critérios, como qualidade do ar, poluição sonora, impacto em edifícios históricos e os efeitos biológicos nas instalações da empresa, a Starbase, no sul do Texas.

Política e Starbase City

Algumas semanas após vencer as eleições de novembro de 2024, Trump visitou as instalações construídas por Musk, a pessoa mais rica do mundo, que doou mais de US$ 270 milhões à sua campanha presidencial de 2024.

Essas instalações foram oficialmente transformadas em Starbase City no sábado, após uma eleição local com a participação de 283 eleitores, a maioria dos quais são funcionários da SpaceX ou pessoas ligadas à empresa.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskSpaceXDonald TrumpNasa

Mais de Tecnologia

Samsung Wallet ganha recurso para transferências de dinheiro com um toque nos EUA

Spotify lança métrica que mostra quantas vezes um episódio de podcast foi ouvido ou assistido

OpenAI está perto de comprar por US$ 3 bi a startup Windsurf, que faz códigos com IA

Justiça dos EUA quer que Google venda seu negócio de publicidade