Esporte

Hugo Calderano ganha prata inédita para o Brasil em final do Mundial de Tênis de Mesa

Atleta do Rio de Janeiro é considerado o maior jogador das Américas na modalidade

Hugo Calderano, atleta do tênis de mesa (VCG/Getty Images)

Hugo Calderano, atleta do tênis de mesa (VCG/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de maio de 2025 às 10h50.

O jogador brasileiro Hugo Calderano perdeu a final do Mundial de Tênis de Mesa e levou a medalha de prata. Este foi o melhor resultado que o Brasil já obteve no torneio.

Calderano perdeu para o chinês Wang Chuqin. A China vence o torneio de forma seguida há 22 anos. A final, jogada neste domingo, 25, teve resultado de 4 a 1, com parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7.

Quem é Hugo Calderano?

Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de junho de 1996, o atleta de 28 anos é considerado o maior jogador das Américas na história do tênis de mesa.

Reconhecido pela empunhadura clássica destra e por uma técnica refinada aliada a agilidade excepcional, Calderano é um dos nomes de maior destaque da modalidade no cenário mundial, rivalizando com os melhores jogadores da Ásia e Europa.

Principais conquistas

  • Primeiro atleta das Américas a integrar o Top 10 do ranking mundial da ITTF, alcançando a inédita 3ª colocação em janeiro de 2022, posição que reconquistou após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

  • Campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em 2025, em Macau, tornando-se o primeiro mesa-tenista masculino fora dos continentes asiático e europeu a conquistar um título mundial individual. Nesta campanha, derrotou o nº 1 do mundo Lin Shidong, além de superar os chineses Wang Chuqin (nº 2) e o japonês Tomokazu Harimoto (nº 3).

  • Medalhista de bronze no WTT Cup Finals de 2021, evento que reúne os 16 melhores jogadores globais.

  • Quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a melhor colocação olímpica da história do tênis de mesa das Américas, superando seus resultados em 2016 (oitavas) e 2020 (quartas).

  • Tricampeão e tetracampeão individual e por equipes no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa (2022 e 2023), mantendo uma invencibilidade continental que já dura sete anos, e pentacampeão em 2024.

  • Primeiro tricampeão consecutivo nos Jogos Pan-Americanos, conquistando ouros em 2015, 2019 e 2023, além de medalhas por equipes e duplas.

  • Vencedor de diversos torneios WTT Contender e WTT Star Contender, com vitórias notáveis contra adversários do top 10 mundial, incluindo Fan Zhendong e Liang Jingkun.

  • Medalha de bronze no Grand Smash de Singapura em 2023, onde superou vários jogadores do top 20 antes de ser eliminado pelo lendário Ma Long nas semifinais.

Acompanhe tudo sobre:Esportes

Mais de Esporte

Carlo Ancelotti, conheça o treinador que assume a seleção brasileira

Fortaleza x Cruzeiro: onde assistir ao vivo e horário do jogo pelo Brasileirão

Jogos de hoje, domingo, 25 de maio, onde assistir ao vivo e horários

Fulham x Manchester City: onde assistir ao vivo e horário do jogo pela Premier League