Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Declaração do grupo extremista foi feita após premiê israelense confirmar intenção de ocupar todo o território palestino

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 17h29.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

O grupo islâmico palestino Hamas advertiu nesta quinta-feira, em comunicado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que expandir a atual ofensiva na Faixa de Gaza “não será fácil” e que isso lhe custará “um preço alto”, com mais baixas entre os militares israelenses.

O comunicado do grupo palestino foi divulgado depois que Netanyahu, em entrevista à rede americana "Fox horas" antes do início da reunião do gabinete de segurança que decide sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, confirmou que tem a intenção de ocupar todo o território palestino, embora tenha dito que não quer governá-lo.

“O que o criminoso de guerra Netanyahu planeja é continuar a estratégia de genocídio e deslocamento, cometendo mais crimes contra nosso povo palestino na Faixa de Gaza”, diz o comunicado.

Além disso, para o Hamas, o anúncio de Netanyahu, no qual ele também disse que o governo da Faixa de Gaza ficará a cargo de “forças árabes” sem a presença do Hamas, “representa uma clara mudança de rumo nas negociações” para chegar a um acordo de cessar-fogo.

“Os planos de Netanyahu de expandir a agressão confirmam, sem sombra de dúvida, que ele quer se livrar de seus prisioneiros (em alusão aos reféns) e sacrificá-los para servir aos seus interesses pessoais e agendas ideológicas extremistas. Afirmamos que Gaza continuará resistente à ocupação e às tentativas de impor uma tutela”, afirmou o grupo palestino.

O plano de ocupação total da Faixa de Gaza precisa ser validado pelo gabinete de segurança, órgão que gerencia a ofensiva.

Acompanhe tudo sobre:IsraelConflito árabe-israelenseHamasOriente Médio

Mais de Mundo

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado

Trump ordena novo censo que exclua imigrantes ilegais