Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Os EUA ganham primeira reserva estadual de bitcoin e adoção da criptomoeda tem novo avanço

New Hampshire se tornou o primeiro estado americano a concluir o processo para criar uma reserva estratégica de bitcoin

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 6 de maio de 2025 às 17h28.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 18h01.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

O estado de New Hampshire se tornou o primeiro dos Estados Unidos a concluir o processo de criação de uma lei para o desenvolvimento de uma reserva estratégica de bitcoin. A proposta já havia sido aprovada no âmbito legislatório e foi sancionada nesta terça-feira, 6, pela governadora Kelly Ayotte.

A governadora, que é do mesmo partido do presidente Donald Trump, comemorou a sanção do projeto de lei em uma publicação nas redes sociais. "Acabei de assinar uma nova lei que permite que o nosso estado realize investimentos em criptomoedas e em metais preciosos", afirmou Ayotte.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

O projeto de lei permite que o governo de New Hampshire invista até 5% de todos os seus fundos públicos em criptomoedas que tenham uma capitalização de mercado superior a US$ 500 bilhões. No momento, apenas o bitcoin se enquadra na categoria, o que significa que a reserva será composta apenas pelo ativo.

A sanção foi comemorada pela organização sem fins lucrativos Satoshi Action Fund, que tem defendido a criação de reservas estaduais da criptomoeda. "A primeira [lei sancionada] é, de longe, a mais difícil. Ter um estado que já fez isso realmente aumentará o ímpeto político", projeta Dennis Porter, fundador da organização.

O governo do presidente Donald Trump criou uma reserva estratégica nacional de bitcoin em março deste ano. A reserva ainda não envolve compras da criptomoedas, apenas o aproveitamento de unidades do ativo que já foram apreendidas ao longo dos últimos anos em operações policiais.

Desde então, diversos projetos que buscavam replicar a reserva a nível estadual fracassaram ao redor do país. O caso mais recente foi no Arizona, onde o projeto chegou a ser aprovado pelo Senado e pela Câmara estaduais, mas acabou sendo vetado pela governadora Katie Hobbs, do Partido Democrata.

Estados como a Pennsylvania, Wyoming, Montana, Dakota do Norte e Dakota do Sul estão entre os que rejeitaram projetos de reservas estratégicas de bitcoin. Em geral, os projetos costumam ter apoio de membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump, e rejeição de membros do Partido Democrata, mas também há legisladores republicanos que se opõem à medida.

A criação de reservas estatais de bitcoin é vista por analistas como um dos passos mais importantes para uma valorização expressiva da criptomoeda ao longo dos próximos anos. As reservas estaduais devem envolver a compra direta do ativo, o que beneficia ainda mais o seu preço.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Gestora é categórica: se regulação avançar nos EUA, criptomoedas terão alta 'imparável'

5 criptomoedas que podem disparar em maio, segundo especialistas

Fundador da Binance diz que bitcoin pode chegar a US$ 1 milhão até o final do ano

Reino Unido descarta reserva de bitcoin: ‘Não achamos que é apropriado para o mercado’