Brasil

Estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante, começa a operar nesta sexta

Estação Ambuitá, em Itapevi, teve investimento de R$ 26,5 milhões

Nova estação da linha 8 inicia operação assistida (Governo de SP)

Nova estação da linha 8 inicia operação assistida (Governo de SP)

Publicado em 4 de abril de 2025 às 11h31.

Última atualização em 4 de abril de 2025 às 12h10.

Tudo sobreTrens
Saiba mais

A nova Estação Ambuitá, da Linha 8-Diamante dos trens metropolitanos de São Paulo, começou a operar em fase assistida nesta sexta-feira, 4, e deve transportar cerca de 2,1 mil passageiros por dia útil. Com isso, a previsão é de que mais de 65 mil usuários passem pelo local a cada mês.

A estação é parte da concessão administrada pela ViaMobilidade Linhas 8 e 9, sob fiscalização da Artesp, agência reguladora estadual. A construção teve um investimento aproximado de R$ 26,5 milhões.

Localizada entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, no município de Itapevi, a nova parada vai beneficiar principalmente os bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá. A expansão da linha oferece uma nova alternativa de conexão direta entre a cidade e o centro da capital paulista.

A infraestrutura da Estação Ambuitá inclui um prédio com acesso a duas plataformas, cada uma com 120 metros de comprimento e 3,5 metros de largura. A área construída supera os 3 mil metros quadrados e conta com sistemas atualizados de sinalização e energia.

O projeto foi desenvolvido com foco em acessibilidade: há elevadores, escadas rolantes, piso tátil e banheiros adaptados. Além disso, foram instaladas placas solares e um sistema de captação de água de reúso como parte das medidas de sustentabilidade.

Funcionamento e tarifa zero no trecho

Durante a fase de operação assistida, a estação funcionará das 4h à 0h, com trens circulando a cada 30 minutos. Neste período, não haverá cobrança de tarifa para embarque nas estações Ambuitá, Santa Rita e Amador Bueno, que estão localizadas na chamada extensão operacional da linha.

No entanto, o trajeto entre Itapevi e Júlio Prestes, na região central de São Paulo, permanece com cobrança regular de tarifa.

Acompanhe tudo sobre:TrensEstado de São Paulo

Mais de Brasil

STF pode rediscutir compensação da desoneração da folha, diz Haddad

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após indicação do União Brasil

Revisão da vida toda do INSS: aposentados que receberam a mais não precisarão devolver valores

Haddad: Fazenda ainda não estuda ampliação de isenção de conta de luz