Brasil

Defesa de Jair Bolsonaro afirma que mandados foram recebidos com 'surpresa e indignação'

Nota foi divulgada poucas horas depois de a Polícia Federal (PF) anunciar que estava cumprindo mandados autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em endereços ligados ao ex-presidente

Publicado em 18 de julho de 2025 às 09h26.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os mandados de prisão e às medidas cautelares impostas a ele foram recebidos "com surpresa e indignação". Em nota, os advogados de Bolsonaro disseram que o ex-presidente, até o presente momento, "sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário".

A nota foi divulgada poucas horas depois de a Polícia Federal (PF) anunciar que estava cumprindo mandados autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em endereços ligados ao ex-presidente, incluindo sua residência e locais vinculados ao Partido Liberal (PL).

Fontes confirmaram à EXAME que as medidas cautelares aplicadas em relação à Bolsonaro são o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar entre 19h e 7h, proibição de contato com embaixadores (e não poderá se aproximar de embaixadas) e proibição de acesso às redes sociais. O ex-presidente também não poderá falar com o filho Eduardo Bolsonaro. Segundo a CNN, foram apreendidos cerca de US$ 10 mil na casa de Bolsonaro.

O que aconteceu?

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão e medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, 18.

Na manhã desta sexta-feira, policiais federais foram à casa de Bolsonaro e à sede do Partido Liberal (PL) em Brasília.

O que Bolsonaro terá de fazer?

Segundo EXAME apurou, as determinações do STF são de que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica e fique em casa em horários determinados.

Além disso, ele não poderá utilizar as redes sociais.

Portais de notícia informam que as restrições também incluem não conversar com diplomatas estrangeiros. Em especial, o STF proíbe que o ex-presidente fale com seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL).

O que o STF decidiu sobre Bolsonaro?

As decisões foram tomadas no âmbito de um novo processo, instaurado no dia 11 de julho, segundo a Globonews. O processo está em sigilo.

Qual o contexto da decisão?

A decisão do STF acontece dias após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de sobretaxar em 50% as importações brasileiras citando o tratamento que as instituições brasileiras têm dado a Bolsonaro, réu em um processo em que é acusado de tentativa de golpe de Estado, como uma "caça às bruxas".

Na quinta-feira, 17, Trump enviou uma carta a Bolsonaro. No documento, ele voltou a criticar o processo da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual Bolsonaro é réu.

Veja a nota na íntegra:

Nota da defesa do Presidente Jair Bolsonaro

A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário.

A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroSupremo Tribunal Federal (STF)Prisões

Mais de Brasil

Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal

Fies 2º semestre: inscrições terminam nesta sexta-feira (18)

Em defesa da soberania, Lula diz que big techs terão que respeitar leis brasileiras

Lula chama tarifas de Trump de 'chantagem inaceitável' e critica oposição: 'traidores da pátria'