geral

Apresentado por MERCEDES-BENZ

Carro ou app? Novo Classe A traz experiência digital inédita

Lançado no Salão do Automóvel 2018, modelo da Mercedes-Benz é equipado com sistema exclusivo de interação com motorista

O MBUX é o grande destaque do lançamento (Mercedes-Benz/Divulgação)

O MBUX é o grande destaque do lançamento (Mercedes-Benz/Divulgação)

PG

Paula Gondim

Publicado em 30 de novembro de 2018 às 13h00.

Última atualização em 10 de dezembro de 2018 às 11h35.

yt thumbnail

Sempre que você compra um carro, um novo relacionamento se inicia.

E quem toma a iniciativa é o motorista: ele precisa se adaptar ao painel, aos pedais, ao câmbio, ao motor e aos sistemas de segurança e entretenimento. Afinal, o veículo não vai se ajustar, correto? É o motorista que precisa fazer concessões para que a relação funcione.

Tudo isso muda quando o veículo tem um computador de bordo equipado com um sistema inteligente e intuitivo: é o carro que se adapta a você, e não o contrário.

Esse é o grande destaque da quarta geração do Classe A, da Mercedes-Benz, apresentada no Salão do Automóvel 2018.

A tecnologia embarcada no modelo representa uma inovação na forma de se relacionar com o carro, que passa a se comportar como um companheiro de viagem.

Experiência única

O novo Classe A vem equipado com o Mercedes-Benz User Experience, um sistema multimídia inédito e completamente intuitivo.

O usuário – motorista ou passageiro – pode se comunicar de diferentes formas com o MBUX: por meio da tela widescreen sensível ao toque, do touchpad localizado no console central ou “chamando a atenção” do sistema, que atende a comandos de voz.

O MBUX interage com o usuário a partir de comandos de voz (Mercedes-Benz/Divulgação)

O controle vocal do MBUX funciona a partir do reconhecimento da fala natural. A interação é ativada por meio das palavras-chave “Hey, Mercedes” (ou ainda “Olá, Mercedes” ou “E aí, Mercedes”).

O sistema, então, inicia uma conversa com o usuário, que pode solicitar a realização de funções diversas – desde o ajuste da temperatura do ar-condicionado até a checagem do consumo médio de combustível.

Se o sistema estiver pareado com um smartphone, é possível ainda solicitar a realização de chamadas telefônicas, acessar aplicativos como Spotify e Waze e, ainda, acompanhar trajetos de navegação via Google Maps.

No painel, a posição dos botões pode ser ajustada como se faz com uma tela de smartphone: basta mover os ícones. Existem também diferentes maneiras de visualizar o painel, desde um padrão mais discreto até uma versão com mais ícones aparecendo simultaneamente.

Todas as preferências – inclusive as de iluminação e ergonomia – podem ser salvas em um perfil e recuperadas quando o carro é ligado, tornando a experiência ainda mais personalizada para cada pessoa que entra no veículo.

É a primeira vez que a Mercedes introduz uma inovação em um modelo de entrada da montadora.

Estilo e segurança

O cockpit widescreen chama a atenção de quem entra no novo Classe A, mas não é a única novidade.

O design externo totalmente renovado aposta em linhas laterais arrojadas e pneus largos, com rodas de 18 polegadas, além de teto solar panorâmico, tornando-o o modelo mais esportivo de seu segmento. Tudo isso com maior espaço interno e de porta-malas do que a geração anterior.

O modelo também passou por uma renovação no visual (Mercedes-Benz/Divulgação)

O Classe A conta ainda com motor de 224 cavalos de potência, capaz de sair de 0 e chegar a 100 quilômetros por hora em 6,2 segundos, e vem de série com sistema de frenagem ativo: em caso de emergência, o carro aciona o sistema de freios automaticamente, graças a sensores que ajudam a identificar curvas adiante e a calcular a distância em relação ao veículo a frente.

O resultado do pacote completo é uma experiência inédita ao volante.

Acompanhe tudo sobre:CarrosLançamentosMercedes-BenzMercedes-Benz Classe A

Mais de geral

Das menores às maiores: o desafio da diversidade nas empresas brasileiras – e na EXAME

EXAME Pass: aprofunde o conhecimento sobre o que impacta o seu desenvolvimento por apenas 29,90

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Exportações de produtos do agronegócio registram US$ 9,9 bilhões em fevereiro