Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

XRP dispara mais de 10% após SEC desistir de processo contra a Ripple

Iniciado em 2020, processo envolve classificação do XRP como valor mobiliário, e decisão da SEC impulsiona criptomoeda

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 19 de março de 2025 às 14h40.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

O XRP dispara nesta quarta-feira, 19, figurando entre as maiores altas do mercado de criptomoedas. O salto no preço do ativo reflete o anúncio da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) de que decidiu desistir do processo aberto contra a Ripple e que girava em torno da classificação do XRP como valor mobiliário.

De acordo com dados da plataforma CoinGecko, o XRP acumula alta de 12,8% nas últimas 24 horas, cotado em US$ 2,52. O ativo tem a quarta maior alta entre as 100 maiores criptomoedas do mercado, e a segunda maior entre as 50 maiores, atrás apenas do uni, token da corretora Uniswap.

A forte alta do ativo ocorreu logo após a confirmação pela SEC de que desistiu do seu recurso em um processo iniciado contra a Ripple em 2020. À época, a empresa era acusada de ter ofertado um valor mobiliário - o XRP - sem autorização do regulador, configurando uma violação das leis do país.

Desde então, a empresa e o regulador travam uma batalha judicial, com a Ripple afirmando que a criptomoeda não seria um valor mobiliário. Em 2023, uma juíza aceitou parcialmente os argumentos da companhia, em uma vitória relevante para o mercado cripto.

A decisão determinou que a oferta do XRP em corretoras de criptomoedas não configurava a oferta de um valor mobiliário. Mesmo com a primeira derrota, a SEC entrou com recursos em instâncias superiores, acumulando uma sequência de derrotas nos dois últimos anos.

Agora, o regulador definiu que não dará prosseguimento ao recurso atual, na prática encerrando o processo. A decisão foi comemorada por Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, em uma publicação no X, antigo Twitter: "É uma vitória retumbante para a Ripple, para cripto e sob qualquer perspectiva".

A decisão da SEC ocorre em meio ao abandono de diversos processos e investigações abertos contra empresas do mercado cripto durante os últimos quatro anos. Ações iniciadas contra a Coinbase, a Binance, a Uniswap, a Kraken, a OpenSea e outros projetos foram encerradas desde janeiro.

O fim desses processos e investigações refletem a mudança na presidência do regulador, uma das promessas de Donald Trump durante a campanha para as eleições de 2024. Após ser vitorioso no pleito, Trump decidiu substituir Gary Gensler por Paul Atkins, visto como mais favorável ao setor.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasSECCriptoativos

Mais de Future of Money

Banco Central não abandonou tecnologia blockchain, diz coordenador do Drex

UBS conclui 1ª transação entre bancos na Ethereum usando tokens de depósitos bancários

Rio de Janeiro quer ser ‘cidade de cripto’, afirma vice-prefeito

Nubank vai testar integração de 'dólar digital' com cartão de crédito, diz Campos Neto