Future of Money

Worldcoin: projeto de dono do ChatGPT vira alvo de operação policial

Iniciativa atraiu atenção de reguladores ao redor do mundo, com preocupações sobre segurança de dados obtidos

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 7 de agosto de 2023 às 11h17.

O Worldcoin, um projeto que mistura criptomoedas e uma "identidade global", se tornou alvo de uma operação policial no Quênia no último sábado, 5. A iniciativa é comandada por Alex Blania e Sam Altman, CEO da empresa dona do ChatGPT, e tem sido alvo de questionamentos de reguladores sobre a segurança em tornos dos dados obtidos de usuários.

A operação policial foi revelada pela imprensa local queniana. De acordo com o jornal Kahawatungu, uma equipe teria entrado na sede do Worldcoin em Nairóbi, capital do país, e confiscado documentos e Orbs, os equipamentos usados para realizar o registro de íris dos usuários.

Immaculate Kassait, chefe do Comissariado de Dados do país, teria afirmado que a Tools for Humanity, empresa responsável pelo projeto, não compartilhou suas "verdadeiras intenções" sobre a iniciativa ao se registrar no Quênia. As autoridades do país já tinham suspendido as operações do Worldcoin na semana passada.

Em um comunicado conjunto, a Autoridade de Mercados de Capital do Quênia (CMA) e o Escritório da Comissária de Proteção de Dados (ODPC) apontaram que o Worldcoin despertou "uma série de preocupações regulatórias legítimas que requerem uma atenção urgente" das autoridades.

Entre elas está a "falta de clareza sobre a segurança e armazenamento de dados sensíveis coletados (o registro de íris para reconhecimento facial)", além do fato de que a "obtenção do consentimento do consumidor em troca de uma recompensa monetária beira à indução".

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasQuêniaSam Altman

Mais de Future of Money

McLaren e OKX revelam novo design de carro inspirado em Ayrton Senna

“Estamos no melhor momento para acumular bitcoin”, diz especialista após decisão rara do Fed

La Liga "abraça criptomoedas" e anuncia parceria com corretora Bitget

OKX aposta em "turbinar experiências" na Fórmula 1 para atrair investidores