Future of Money

Volta do Flappy Bird? Retorno do jogo gera polêmica após revelação de criador

Retorno do famoso jogo que atraiu milhões de usuários em 2014 animou fãs da iniciativa, mas foi desaprovado por criador

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 14h03.

Mais de 10 anos após o seu imenso sucesso e rápido fim, o jogo Flappy Bird está de volta. Mantendo a proposta original, o jogo foi relançado neste mês no aplicativo de mensagens Telegram e deve ganhar outras versões, incluindo para computador, em um futuro próximo, trazendo como novidade a integração com o mundo cripto.

O lançamento no Telegram ocorreu graças a uma parceria entre o blockchain Ton - escolhido para ser a rede oficial do aplicativo - e a The Flappy Bird Foundation, que possui os direitos de imagem e gerenciamento do jogo. A versão para o Telegram foi lançada em 12 de setembro.

Além da inserção na tecnologia blockchain, materiais de divulgação do jogo indicam que ele deverá contar, ainda, com uma criptomoeda própria, a FLAP, que pode ser lançada nas próximas semanas por meio de uma distribuição gratuita do token, o chamado airdrop.

Anteriormente, o site do projeto indicava que ele poderia ganhar tokens criados no blockchain Solana, mas a informação foi removida. Há indicativos, ainda, de que ele poderá contar com tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), mas os responsáveis pelo projeto não compartilharam mais detalhes

Apesar do relançamento do Flappy Bird ser comemorado pelos seus fãs, o movimento também criou polêmica. O motivo é o pronunciamento público de Dong Nguyen, criador do jogo e que decidiu tirá-lo do ar pouco depois do lançamento -, destacando que ele não está ligado ao novo projeto.

Em seu pronunciamento, Nguyen revelou que não vendeu a propriedade intelectual de criação do jogo para a fundação que agora lançou a nova versão. Ele disse ainda que "não apoio cripto", se afastando da conexão entre o jogo e o mundo das criptomoedas.

Informações reveladas pelo site IGN indicam que a The Flappy Bird Foundation adquiriu o controle do jogo após comprá-lo de outra companhia do mundo dos games, a Gametech Holding.

A Gametech Holding conseguiu tirar os direitos de Nguyen sobre o jogo após vencer um processo aberto contra o desenvolvedor. Nele, a fundação alegou que Nguyen teria abandonado a sua patente ao não responder a avisos de violação da marca.

Nguyen não participou do processo, e por isso acabou perdendo os direitos em torno do Flappy Bird. Agora, o relançamento do jogo poderá mostrar se o Flappy Bird ainda tem a mesma capacidade de atrair milhões de usuários ou se a sua febre era, apenas, algo do momento.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:JogosCriptomoedasNFTs

Mais de Future of Money

“Foco no longo prazo vai possibilitar diversas oportunidades”, diz especialista de cripto do BTG

Conheça o país que tem PIB de US$ 3 bilhões... e US$ 780 milhões em bitcoin

Donald Trump usa bitcoin para comprar hambúrguer em "bar de cripto" nos EUA

Kamala Harris quebra silêncio sobre criptomoedas: “vamos incentivar”