Repórter do Future of Money
Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 15h50.
Última atualização em 23 de janeiro de 2025 às 16h05.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a citar o mercado de criptomoedas nesta quinta-feira, 23. O político citou o segmento brevemente durante o seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e ressaltou que o seu objetivo é transformar os EUA em um líder global na área de ativos digitais.
Em sua fala, Trump abordou diversos temas, incluindo críticas à União Europeia, ao Canadá e à China e a promessa de que exigirá a redução das taxas de juro dos Estados Unidos por parte do Federal Reserve, destacando que espera que esse movimento ocorra em outros países.
A menção às criptomoedas ocorreu na parte do discurso em que o presidente dos Estados Unidos falava sobre a intenção de intensificar a exploração e uso de petróleo e gás natural no país como fontes de energia, afirmando que elas serão necessárias para garantir avanços tecnológicos.
Ele ressaltou que "os Estados Unidos possuem as maiores quantidades de petróleo e gás natural, mais que qualquer país na Terra, e nós vamos usá-los. Isso não apenas vai reduzir o custo de basicamente todos os bens e serviços, mas também fará dos EUA uma superpotência industrial e a capital mundial de inteligência artificial e de criptomoedas".
A afirmação de Trump não é inédita. Em agosto de 2024, ele já havia dito que havia um plano para "garantir que os Estados Unidos sejam a capital mundial de criptomoedas". Na época, o político realizou um esforço significativo para se aproximar do setor durante as eleições presidenciais.
Desde então, Trump prometeu criar uma regulação favorável para o mercado cripto e estimular o desenvolvimento do segmento no país. Ele afirmou que isso seria importante para evitar uma liderança da China ou de outras nações no setor, ligando a estratégia ao seu discurso nacionalista.
Entretanto, a fala nesta quinta-feira foi a primeira desde que ele tomou posse como presidente dos Estados Unidos. A cerimônia de posse, na segunda-feira, 20, acabou decepcionando uma parte dos investidores que esperavam algum aceno de Trump ao setor, o que não ocorreu.
A expectativa, agora, gira em torno de medidas do presidente que podem concretizar suas promessas, incluindo ordens executivas para mudar as regras para o setor e o projeto de criar uma "reserva estratégica nacional" de bitcoin.