Future of Money

Trump deseja 'feliz aniversário' para o bitcoin e promete acabar com 'guerra às criptos'

Ex-presidente dos EUA mudou de opinião sobre criptomoedas e se tornou um defensor do bitcoin, se aproximando do setor antes de eleições

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 16h24.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump desejou um "feliz aniversário" para o bitcoin na última quinta-feira, 31. Candidato nas eleições presidenciais do país que ocorrerão na próxima terça-feira, 5, Trump aproveitou a data comemorativa para criticar a atual postura do governo de Joe Biden com relação ao mercado de criptomoedas.

No X, antigo Twitter, Trump afirmou que queria "desejar a todos os bitcoiners [investidores da criptomoeda] um feliz 16º aniversário do white paper produzido por Satoshi Nakamoto", se referindo à publicação do primeiro documento que explicou o que seria a criptomoeda e seu funcionamento.

O white paper - como esse tipo de material é conhecido no mercado - foi publicado por Satoshi Nakamoto e antecedeu a estreia do bitcoin no mercado. Desde então, o ativo teve uma intensa valorização e aceitação crescente no sistema financeiro, sendo visto por uma parcela do mercado como um "ouro digital".

Além das felicitações pela data, Trump aproveitou para criticar o governo do presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris, que é candidata nas eleições. "Nós acabaremos com a guerra de Kamala contra criptomoedas", prometeu o ex-presidente.

Ele disse ainda que "o bitcoin será feito nos Estados Unidos" e pediu votos dos defensores da criptomoeda. A posição do político não é uma novidade, já que o ex-presidente passou boa parte de 2024 realizando declarações e participações em eventos demonstrando ser favorável ao mercado cripto.

Trump e criptomoedas

A posição de Donald Trump sobre as criptomoedas teve uma mudança radical neste ano. Durante sua presidência, ele foi um forte crítico do segmento, afirmando que ele estava ligado a golpes e que as moedas digitais não tinham valor.

Já nos últimos meses, o ex-presidente realizou uma série de sinalizações positivas para o setor, se nomeando um "criptopresidente", defendendo operações de mineração de bitcoin no país e aceitando doações em criptomoedas. Ele prometeu transformar os EUA na "capital mundial de cripto".

Ele também escolheu o senador J. D. Vance, que é favorável ao bitcoin e a cripto, como seu candidato a vice-presidente dos EUA. Recentemente, houve o lançamento do primeiro projeto de criptoativos oficialmente ligado a Trump, que conta também com os três filhos do político como embaixadores.

Já a administração Biden é criticada por uma postura dura contra as criptomoedas, em especial pela SEC, cujo presidente Gary Gensler foi indicado por Biden. Por outro lado, Kamala Harris deu declarações públicas durante a campanha em que indicou ser favorável a blockchain e criptomoedas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpBitcoinCriptomoedasEleições EUA 2024

Mais de Future of Money

Presidente da SEC, Gary Gensler anuncia renúncia e anima mercado de criptomoedas

"Países vão imprimir dinheiro para comprar bitcoin", diz fundador da Binance

ETFs somam US$ 100 bilhões em bitcoin: valor supera qualquer empresa da bolsa brasileira

Bitcoin em US$ 100 mil: marco já foi atingido no mercado de preços futuros