Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Trump confirma intenção de criar reserva estratégica com 5 criptomoedas; saiba quais

Presidente dos Estados Unidos disse que bitcoin e ether serão o "coração" das reservas, mas que elas podem contar com outros ativos

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 5 de março de 2025 às 14h46.

Última atualização em 5 de março de 2025 às 14h47.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump confirmou no último domingo, 2, que pretende criar uma reserva estratégica de criptomoedas. Inicialmente, o anúncio do líder da maior economia do mundo sugeria que a reserva contaria com três criptomoedas, mas esclareceu posteriormente que ela deve contar com cinco.

Em uma publicação nas redes sociais, Trump disse que a criação da reserva faz parte do seu objetivo de transformar os Estados Unidos na "capital mundial de cripto", uma promessa que ele compartilhou pela primeira vez durante a sua campanha nas eleições presidenciais de 2024.

Segundo Trump, "uma reserva de criptomoedas nos EUA vai impulsionar essa indústria crítica depois de anos de ataques corruptos pelo governo Biden, e é por isso que minha ordem presidencial direcionou um grupo de trabalho para avance na criação de uma reserva".

Na primeira publicação, o presidente citou apenas os ativos XRP, Solana e Cardano, o que pegou o mercado de surpresa, já que a expectativa era que qualquer reserva se concentrasse no bitcoin. Entretanto, ele rapidamente publicou um outro anúncio para esclarecer a informação.

"E, obviamente, o bitcoin e o ether, assim como outras criptomoedas valiosas, serão o coração dessa reserva. Eu também amo o bitcoin e a Ethereum", disse. A nova publicação indica, ainda, que a reserva poderia contar com outros ativos além desses cinco, mas sem especificar quais.

A criação de uma reserva de criptomoedas, em especial a de bitcoin, tem animado investidores e levado a fortes altas de preço a cada novidade anunciada por Trump. A nova fala do presidente fez o bitcoin saltar 20%, antes de devolver parte dos ganhos no dia seguinte.

Entretanto, ainda não está claro quando a reserva será criada, como ela funcionará e quais ativos farão parte. A expectativa é que o projeto ainda seja avaliado pelo grupo de trabalho criado por Trump, ganhando mais detalhes. Se ele for considerado viável, ele ainda precisará ser aprovado no Congresso.

Em relatório recente, a gestora Bernstein destacou que ainda há muitas "incertezas" em torno da iniciativa e que poderá ser difícil colocá-la em prática. A maior dificuldade estaria na inclusão de outras criptomoedas para além do bitcoin na reserva, já que esses outros ativos não contam com a tese de "ouro digital" do bitcoin que justificaria uma reserva pelo país.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpBitcoinEthereumCriptomoedas

Mais de Future of Money

Ethereum ainda pode bater recorde? Saiba se ainda há oportunidades para aproveitar

Com que narrativas dá para lucrar neste ciclo do mercado de criptomoedas?

Analista da Bloomberg diz que bitcoin é ‘ouro na adolescência’ e cita potencial de valorização

Ethena dispara 118% e lidera altas de criptos em julho; veja destaques positivos e negativos