Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

TokenNation quer preencher ‘lacuna’ entre tecnologia, arte e negócios no Brasil

Novo evento vai explorar diversos temas da Web3, incluindo tokenização, criptoativos, arte digital e o desenvolvimento do Drex

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 4 de abril de 2025 às 18h33.

Última atualização em 4 de abril de 2025 às 18h46.

Tudo sobreTokenização
Saiba mais

Depois de duas edições como o NFT Brasil, o evento TokenNation chega em 2025 repaginado e buscando preencher uma "lacuna" entre os mundos das artes, tecnologia e mercado dentro do setor dos criptoativos. Além do novo nome, o evento deve contar com um novo foco neste ano e ocorrerá 4 e 5 de junho no Pavilhão da Bienal de São Paulo.

Em entrevista à EXAME, Marco Affonseca, um dos criadores e responsáveis pelo evento, explica que o NFT Brasil surgiu em 2023, refletindo a "paixão" que o executivo adquiriu pelo mundo da Web3 depois de participar de um evento no ano anterior. Rapidamente, o empresário percebeu que havia uma "carência" de eventos sobre o tema no Brasil, e resolveu atendê-la.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

De início, o evento foi inspirado em outras edições com o nome NFT ao redor do mundo, como em Paris, São Francisco e Nova York. Por isso, São Paulo ganhou sua própria versão, com uma segunda edição em 2024. Agora, Affonseca acredita que chegou a hora de mudar o nome do evento.

"O evento foi crescendo e vimos que o NFT é só um dos tipos de tokens, entendemos que o evento está tendo uma abrangência muito maior, e optamos por não ficar limitado ao NFT. A gente decidiu manter o nome para a parte de exposição de arte digital, mas o evento geral passa a se chamar TokenNation", explica.

O nome também representa melhor o grande foco do evento "Trazer um ambiente de negócios, trazer grandes empresas, pequenas, médias para que se conectem. Mas não queremos ser um ambiente frio, de exposição, de feira, e aí trazemos o ambiente da arte. A arte toca na gente, tem algo aspiracional, e aí consegue trazer a arte, educação e negócios".

Para 2025, o TokenNation deve contar com a presença de Fabio Araujo, coordenador do desenvolvimento do Drex no Banco Central, e de representantes da Caixa Econômica Federal, além de nomes de grandes bancos e corretoras do mercado de criptomoedas.

"É um ambiente para conhecer esses novos projetos, o que as empresas estão fazendo e conectar pessoas. O uso da tecnologia nos negócios é muito importante, em especial no financeiro. Essa tecnologia traz muitas soluções, de todos os tipos", resume Affonseca.

Para o empresário, o evento conseguiu ocupar uma lacuna de um "evento 100% brasileiro e grande. Temos eventos grandes e bons em cripto, mas que vêm de fora. Nós temos ambiente, público, a gente desenvolve grandes tecnologias, e queremos ocupar essa lacuna de um evento de inovação e tecnologia".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:TokenizaçãoWeb3BlockchainNFTs

Mais de Future of Money

Trump Organization vai tokenizar projeto de resort nas Maldivas

Presidente da OKX revela principais narrativas de cripto para 2026

Normas mais rígidas do BC inauguram ciclo virtuoso para ecossistema de ativos digitais

UBS e Ant apostam no blockchain para romper o gargalo nos fluxos globais de tesouraria